Foto: João Barreto
“A Rua é Nóiz” e “A Bicicleta do Vovô” serão exibidos nesta quarta-feira (30), às 19h
Iniciada em Macaé no Solar dos Mellos, no último dia 21, a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos – Circuito Difusão encerra nesta quarta-feira (30) apresentando na Cidade Universitária “A Rua é Nóiz” e “A Bicicleta do Vovô”, às 19h. Ao final das sessões haverá roda de conversa com professores da UFRJ. O evento é uma realização do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Governo Federal, com o intuito de ampliar os espaços de debate e a discussão por meio da linguagem cinematográfica. A mostra tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Informações sobre os filmes
A Rua é NÓIZ
Eduardo Cunha Souza e Pedro Cela
Brasil / 2018 / 14 min / Documentário
Classificação: Livre
A Rua é Nóiz é a periferia em cena. É a gente guerreira dos bairros e favelas sob os refletores da luz do sol e da luz da lua, que iluminam a luta diária e rotineira do nosso povo forte. É uma vontade de conhecer a si mesmo, de revelar as identidades dos que moram em cada rua, beco e conjunto habitacional.
Temática: Direito à cultura / Direito à educação / Inclusão Social
Bicicleta do Vovô
Henrique Dantas / Brasil / 2012 / 22 min / Ficção
Classificação: Livre
A Bicicleta do Vovô é um curta-metragem para crianças e adultos que aborda a relação entre avô e neto. Em um lugar muito distante, O Reino do Sertão Pelejado, homens-morcegos capturam lendas através de televisores. Surgem, então, o Super Tigre e o Mestre Conselheiro para salvar o planeta das forças malignas da Feiticeira Mabá. É contando essas histórias que Vô Rui transforma a infância do neto Cauê em um universo de aventuras e fantasias, re-significando símbolos através de um olhar mais lúdico sobre as coisas da vida.
Temática: Infância / Direito da pessoa idosa / Direito da pessoa com deficiência