Foto: Ana Chaffin
Objetivo é promover um envelhecimento saudável para os integrantes do programa Guarda Sênior
A 1ª Mostra Macaense de Nutrição e Cultura Alimentar Brasileira foi realizada, na manhã desta quinta-feira (3), na sede da Guarda Municipal. A iniciativa é uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/campus Macaé e o programa Guarda Sênior. O objetivo é promover um envelhecimento saudável e com saúde para os integrantes do programa. Foram apresentadas comidas típicas, como baião de dois, dobradinha, pamonha,churrasco e sobremesa (torta de brigadeiro com morango).
De acordo com o coordenador do programa Guarda Sênior, Antônio Carlos Rodrigues, a intenção é evitar a ociosidade do idoso e promover atividades no local.
- Queremos beneficiar o maior número de idosos para que eles possam participar. Atualmente, temos 180 participantes. Quando realizamos um evento como esse, procuramos convidar toda população, informou.
A professora do curso de Nutrição da UFRJ, Renata Amorim, conta que o projeto: "Envelhecimento e Nutrição e Promoção de Saúde" existe há quatro anos e é realizado com os integrantes da Guarda Sênior.
- Contamos com uma equipe de estudantes de nutrição para desenvolver o trabalho com eles. Dividimos os participantes em grupos e eles escolheram o cardápio e prepararam com muito carinho, contou.
Para Clélia da Silva Moraes, de 79 anos, que participa da Guarda Sênior há quatro anos, a reeducação alimentar mudou o seu estilo de vida e de sua alimentação. "Antes comia tudo que vinha pela frente. Hoje, procuro me alimentar melhor e gosto muito de participar dessas atividades, pois levanta a minha autoestima. Preparei com todo carinho a torta de brigadeiro com morango", disse orgulhosa.
Já o outro integrante, um dos pioneiros na Guarda Sênior, Manoel Vieira de 90 anos, disse que gosta muito de estar com as pessoas e conta que o "segredo" da longevidade, é participar ativamente das confraternizações e das atividades oferecidas pelo projeto.
Mais informações sobre o projeto Guarda Sênior podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2796-1328.