logo

Mostra do Parque Atalaia fica em cartaz até sexta-feira

08/06/2016 13:47:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Maurício Porão

Exposição no Paço Municipal exibe 20 imagens que retratam fauna e flora

Serpentes, aranhas, pássaros... Quem chega ao Paço Municipal de Macaé percebe algo diferente. O hall de entrada ganhou um colorido especial com a exposição de fotos "A biodiversidade do Parque Atalaia", que faz parte da Semana de Meio Ambiente e ficará em cartaz até sexta-feira (10). A mostra exibe 20 imagens que retratam a fauna e a flora do Parque Municipal Atalaia. As fotografias fazem parte do acervo pessoal do biólogo Henrique Abrahão Charles, subsecretário de Ambiente.

Para fazer as imagens, Henrique usou a técnica de foto macronoturna (tiradas à noite e ampliadas para destacar pequenos detalhes). Aranhas, percevejos, serpentes, tucano e macacos são alguns animais retratados pelo biólogo.

Uma das fotos que mais chama a atenção é a da Aranha Cara de Ogro, que tem a face parecida com o contorno de uma caveira. Ou a serpente Leptophis ahaetulla, com a boca aberta, e pronta a dar um bote. “Na verdade, essa serpente não me atacou. Ela tem como característica ficar com a boca aberta por um tempo mesmo”, contou Henrique.

O biólogo fotografa há oito anos e já publicou algumas imagens em redes sociais. Essa será a primeira exposição oficial. A ideia é fazer um acervo de imagens do Parque e deixar na secretaria de Ambiente, para expor em eventos promovidos pela equipe.

- O Parque Atalaia tem uma biodiversidade interessante. É um acervo que montei ao longo dos anos, quando trabalhei no Parque Atalaia e também nas caminhadas noturnas que fazemos no local, pelo menos umas quatro vezes por ano, a cada mudança de estação. O foco era fotografia científica, de biologia e zoologia. Não era bem artística. Essa parte da arte veio com o tempo. E eu procuro explorar as criaturas desconhecidas, porque é onde as pessoas não veem beleza, não percebem as cores diferenciadas delas, os contrastes nas fotos. Como as pessoas não têm contato com isso, o zoólogo ajuda a traduzir para o cidadão comum - acrescentou.



SERVIÇO

Mostra - A biodiversidade do Parque Atalaia

Data: Até 10 de junho, 8h às 17h.

Local: Paço Municipal