Prosseguindo a série de palestras realizada pela secretaria municipal de Trabalho e Renda (Semtre), a equipe técnica participou nesta quarta-feira (24), na Ultratec, da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A motivação foi o primeiro tema escolhido. O evento prossegue nesta quinta (25) com o tema empregabilidade e na sexta-feira (26), fechando a semana, será abordada a educação como ferramenta importante na busca de uma vaga no mercado de trabalho.
Estar motivado é o primeiro passo para enfrentar a concorrência, ao se lançar no mercado de trabalho. E, segundo a palestrante Sandra Barretto, o fator vontade é avaliado como diferencial num processo de seleção. “Nossa inteligência mostra o que é certo ou errado, ma o que determina nosso crescimento é a vontade”. Ler bons livros, ajuda a melhorar o vocabulário e a enriquecer o profissional, ensinou Sandra. “Ler não é uma questão de inteligência, tem a ver com a vontade”, relata a palestrante. Como dica ela aconselhou a todos a fixarem energia naquilo que a pessoa quer, seja através de cursos, livros ou assistindo palestras.
O controle da atenção é outro ponto importante. “Iniciou a ler um livro, não deixe pela metade, termine a ler”, orientou. Sandra também lembrou da importância da valorização do presente. De acordo com ela, 70% direcionam a atenção ao passado e 25% para o futuro. “O passado causa uma melancolia. O futuro uma ansiedade. E o presente, onde fica?”, questionou.
Ao finalizar a palestra, Sandra fez questão de reforçar a necessidade de olhar de frente os problemas. “Os problemas vão estar sempre em nossa vida, o que diferencia as pessoas umas das outras é a foram como elas encaram os problemas.Temos que aprender com eles”, sintetizou.