A Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) preparou uma campanha especial para a Semana Nacional do Trânsito, promovida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A partir desta quarta-feira, agentes da Mactran estarão distribuindo panfletos de alerta aos motoristas nos principais pontos da cidade. Além disso, uma campanha publicitária, com 40 front-lights, estará nas vias de maior movimento. A campanha deste ano é voltada para os motociclistas e tem como tema “Você e sua moto, uma união feliz”.
“Queremos conscientizar motoristas, motociclistas e ciclistas sobre a importância da segurança no trânsito. Vamos alertar especialmente os motoboys, serviço que vem crescendo cada vez mais em Macaé”, comentou o presidente da Mactran, coronel Lúcio Aracati. Levantamento feito pelo Departamento de Trânsito do órgão, com dados da Polícia Militar, apontou que 40% das vítimas de acidentes de trânsito em Macaé este ano estavam em motos.
De acordo com a diretora do Departamento de Trânsito da Mactran, Maria Laís Meire de Castro Meireles, até junho deste ano foram registrados em Macaé 701 acidentes de trânsito, envolvendo 1301 veículos. Desses, 136 eram motos. Das 189 vítimas de acidentes registradas este ano, 65 estavam em motos. Do total de vítimas, quatro foram fatais, 41 feridos graves, 114 feridos leves e 30 não informados.
- Apesar de serem apenas 10% do número de veículos envolvidos em acidentes, as motos são responsáveis por cerca de 40% das vítimas, um número bastante alto. Isso demonstra a importância de conscientizar os motociclistas sobre sua segurança, principalmente sobre o uso de capacetes, explicou a diretora do Departamento de Trânsito da Mactran, Maria Laís Meire de Castro Meireles.
A campanha da Mactran foi dividida em rês partes. Para as motos, o tema é “Moto, prazer com segurança”, onde o motociclista é alertado a estar sempre atento ao trânsito e a usar todos os equipamentos, como botas, luvas, jaquetas e principalmente o capacete. Para os motoboys, o tema é “Trabalho com responsabilidade”, e entre as dicas da campanha estão não abusar da auto-confiança, não guiar cansado e não aceitar desafios e provocações no trânsito.
Para os ciclistas, o tema é “Respeite para ser respeitado”. A campanha lembra que a Bicicleta é reconhecida como veículo pelo Código Nacional de Trânsito, que estabelece regras para seu uso. No panfleto que será distribuído, está o regulamento do ciclista consciente, alertando para o uso de equipamentos como capacete e retrovisores.