logo

Movimento Maio Amarelo ganha adesão de pessoas de diversas idades

19/05/2021 10:18:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

Ações nas ruas e redes sociais fazem parte da divulgação do Maio Amarelo

A adesão e o apoio das pessoas na divulgação do Movimento Maio Amarelo são fundamentais para propagar a campanha 2021. O tema deste ano é "Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito" e o principal objetivo do movimento é reduzir os altos índices de acidentes de trânsito, que figuram como a segunda maior causa externa de morte no Brasil. Neste sentido, a Coordenadoria de Educação para o trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana conquistou o apoio de pessoas de diversas idades e atividades para mostrar a importância do respeito às regras de trânsito para reduzirmos essas tristes estatísticas.

O professor de Educação Física e servidor da Secretaria Municipal de Esportes, Vicente Passos, é ciclista e membro do Macaé Pedal e ficou muito feliz em participar da campanha.

“Você ciclista, assim como eu, não pode ficar de fora dessa campanha. Nós ciclistas também podemos colaborar para um trânsito mais seguro. Use capacete, pedale pela direita da via, mantenha uma distância segura dos carros, pedale pelas ciclovias Ciclofaixas ou em rua com menos movimentos e respeite sempre as leis de trânsito. A educação é uma via de mão dupla para um trânsito mais consciente. Vamos tornar o trânsito da nossa cidade mais seguro, com respeito e responsabilidade”, disse.

Já para o motorista da SIT, José Renato Genro de Oliveira, o Maio Amarelo é o momento de pensar a segurança no trânsito. “Esse ano o tema é Respeito e Responsabilidade, essa é nossa missão, conduzir nossos usuários com segurança. Pratique essa ideia!”.

As crianças também fizeram questão de passar mensagens. No caso do Pedro Henrique Curvelo dos Santos, de 10 anos, o alvo foram os adultos: “Você adulto, não pense porque eu sou criança que não vejo você avançar o sinal, andar sem cinto de segurança e falando no celular. Tenha respeito e responsabilidade. Nós não queremos perder quem amamos. Estamos de olho!”.

A pequena Helena Henrique Pires, ou simplesmente Lele, de 6 anos, também reforçou a importância da segurança no trânsito: “No carro só posso andar se for com cadeirinha. Sem cadeirinha tenho que chegar na altura de 1,45, usando sempre o cinto de segurança. Tenha respeito e responsabilidade. Quando atravesso a rua, só passo pela faixa, e de mãos dadas com um adulto. Nunca atravesse a rua sozinho ou fora da faixa”.

Ações - A Coordenadoria de Educação para o Trânsito da secretaria vem trabalhando ao longo desse mês na divulgação da campanha 2021 do Movimento Maio Amarelo. Para isso, além de utilizar as mídias sociais, a equipe está realizando a Blitz Educativa orientando e entregando material para que as pessoas absorvam os ensinamentos para a redução dos acidentes de trânsito. Nesta quinta-feira (20), das 11h às 15h, a equipe realizará a Blitz Educativa na Praça Nagib Mussi, no bairro Parque Aeroporto. No dia 27, a ação será na Avenida Rui Barbosa, na Praça Veríssimo de Melo.