A serra macaense festejou o reinado de Momo com alegria e paz. Durante todos os dias de Carnaval, as comunidades receberam muitos visitantes de várias partes do Estado e da sede do município que, junto com os moradores, curtiram as cachoeiras, os blocos e os bois pintadinhos, com animação e sem nenhum registro de violência. Resguardando os foliões, a PM esteve sempre presente. O prefeito Riverton Mussi esteve na serra durante o Carnaval, cumprimentando os foliões.
No Sana, sexto distrito, os destaques foram os blocos da Glória, Dom Luiz Rasta e Sam-Bando. Como acontece anualmente, o distrito recebeu centenas de visitantes e os foliões deram o toque de alegria, muitos com fantasias e numa animação total. Em Córrego do Ouro, a animação carnavalesca ficou por conta de Sandro Martim, e das Bandas Tropical, Pink, Os Brothers e Zorra Brasil, em palco armado na praça principal.
Em Glicério, quarto distrito, o bloco “Unidos da Serra” reuniu foliões do Óleo e Glicério, com o tema “Energia”, apresentando muitos participantes, lindas fantasias e carros alegóricos. O bloco, que tem como presidente Nilo, contou também com o trabalho do carnavalesco Carlos Magno e da pesquisadora Conceição Franco, levou para a avenida as várias formas de energia, como a energia material e a espiritual. No distrito, blocos de sujo e bois pintadinhos carregaram pelas ruas centenas de foliões.
No palco, as bandas Carnavalesca Macaense, Paradoxo, Os Brothers, Zorra Brasil, Pai D’Égua e Sandro Martins deram o tom da folia, tocando marchinhas e sambas, revivendo a tradição de antigos carnavais. Durante os dias de Carnaval, a Ciriaca recebeu centenas de visitantes. No Óleo, o Som Souza animou a festa todas as noites a partir das 21h. Em Trapiche, as bandas Explosão Popular, Pai D’Égua, Swing Explosão alegraram a todos.
No Frade, além dos bois pintadinhos, bonecas e blocos, o Som Souza e as bandas Chega Mais, Pai D’Égua e Sandro Martins animaram a festa carnavalesca. No distrito, o destaque ficou por conta do Enterro do Boi, na quarta-feira de Cinzas, uma tradição local que reuniu, como acontece anualmente, fradenses e visitantes. No distrito de Cachoeiros de Macaé, o Carnaval contou com as bandas Brasil Show, na Bicuda Grande e bandas Já Tô e Magia do Olhar, na Areia Branca.