logo

Mulheres ainda desconhecem seus direitos

16/08/2005 11:52:29 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Com quantos anos uma mulher pode se aposentar? A pergunta pode parecer simples, mas acredite, muitas mulheres desconhecem a resposta. Um pouco desse universo feminino foi apresentado na manhã desta terça-feira, dia 16, no auditório da Incubadora de Cooperativas pela representante da coordenadoria da Mulher, Vânia Deveza. A apresentação da faz parte do ciclo de palestras, promovido pela equipe da Incubadora para os membros das cooperativas e a comunidade.

A palestrante abordou os “Direitos da Mulher” sob a ótica do Código Civil, Penal e a Legislação Trabalhista. Atenta a todas as colocações a platéia, formada também por homens, Vânia teve a oportunidade de tirar algumas dúvidas durante a apresentação, que, devido à interatividade se transformou num bate papo. O encontro foi aproveitado para uma apresentação da coordenadoria da mulher, órgão criado no governo Riverton Mussi.

A participação masculina foi vista pela coordenadora como um fator positivo.”É uma oportunidade que temos de sensibilizar os homens. Hoje, o trabalho feito pela coordenadoria tem se estendido ao homem com um programa de orientação acompanhado de psicólogos”, descreveu Vânia Deveza.

Questões referentes à mulher são hoje tratadas com destaque. O Governo Federal já destinou um órgão voltado a esse assunto, uma iniciativa que vem sendo acompanhada pelas prefeituras, como fez o prefeito de Macaé ao criar a coordenadoria. E não é pra menos: as mulheres representam hoje 51,2% da população.

Para Vânia, muitas conquistas já foram feitas como a aceitação da mulher que acontece com menos preconceitos. “Temas que antes eram tabus, podem ser debatidos com muito mais liberdade pelas mulheres”, observa a coordenadora adiantando que há ainda muito a ser conquistado.