Foto: Maurício Porão
Peças de pano são confeccionadas todas as quartas-feiras
Com o objetivo de proporcionar momentos de integração e gerar renda, senhoras integrantes do Programa Guarda Sênior participam todas as quartas-feiras de aulas de artesanato. Elas aprendem a fazer peças de pano, como travesseiros, jogos de banheiro, porta-talher, entre outros objetos.
A instrutora de artesanato, Graça Salles, conta que o curso é realizado todas as quartas-feiras, na sede da Guarda Municipal, de 8h às 11h. "Já estamos ministrando as aulas há um mês e a nossa intenção é comercializar as peças confeccionadas durante o curso, na festa agostina, promovida pela Guarda Municipal", contou.
Guarda Sênior desde outubro do ano passado, Luiza Passos, de 63 anos, conta que não sabia fazer peças artesanais e com o curso, aprendeu a confeccionar alguns trabalhos.
"Já aprendi a fazer porta-talher e travesseiro para viagem. Gosto muito desse trabalho em grupo e pretendo mais tarde comercializar o que eu produzir", disse.
Outra integrante que participa da Guarda Sênior, há cinco anos, Sebastiana Gomes, de 67 anos, elogia a iniciativa e também conta que aprendeu a fazer as peças artesanais durante o curso. "Gosto muito de participar e se a pessoa tiver boa vontade, aprende. Estar aqui é uma terapia", afirmou.
O coordenador geral do Programa da Guarda Sênior, Antônio Carlos Ribeiro, diz que as participantes estão felizes com a realização do curso de artesanato. "O nosso objetivo foi integrar cada vez mais as mulheres que participam da Guarda Sênior, por enquanto não há mais vagas. No entanto, pretendemos realizar esse curso mais vezes e até ganhamos uma máquina industrial", informou.
Guarda Sênior
A Guarda Sênior foi implantada no município em 2008 e está vinculada à Secretaria de Ordem Pública, órgão municipal que atua na defesa social. Uma semana após o término do curso, os guardas da terceira idade atuam em seus postos de trabalho. Eles são responsáveis pelo atendimento e informação nos órgãos municipais e também em alguns estaduais e federais, por meio de parceria com a prefeitura, onde trabalham distribuídos em dois turnos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 12h às 17h.
Durante o curso, os idosos aprendem sobre relação interpessoal, além de cantarem hinos e assistirem à palestras sobre temas de interesse da terceira idade como geriatria e nutrição.
Duas vezes por mês, a cada 15 dias, os guardas seniores passam por curso de atualização com novas atividades e palestras, quando também aprendem regras de interação com a população. Eles participam de vários eventos realizados pela prefeitura, passeios e outras programações voltadas para a terceira idade.
Quem tiver interesse em ingressar na Guarda Sênior, basta procurar a sede da corporação, para realizar o cadastro, que fica localizada na Avenida Gastão Henrique Schueler, 698, de segunda a sexta-feira, levando os documentos pessoais e um telefone de contato.