Para comemorar o Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher (6 de setembro), a Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres irá realizar na próxima quinta-feira (25), o “Dia da Beleza”. O evento vai oferecer diversos serviços voltados à saúde, beleza, capacitação profissional e geração de renda, para as mulheres residentes na Serra Macaense e acontece das 13 às 17h, no Macaé Facilita do Sana.
Na ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento Social, gestora das ações sociais da Prefeitura, apresentará esclarecimentos sobre o Programa Bolsa Família e ações executadas pelas Subsecretarias da Infância e Juventude, Idoso e Acessibilidade. A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres fará orientação sobre o trabalho do Centro de Referencia de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica e familiar.
De acordo com a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, a meta é elucidar as mulheres dos seus direitos, apresentando a Lei Maria da Penha. “Vamos falar sobre os direitos ou dúvidas que porventura elas possuam e informar quais são os tipos de violência e, uma vez conhecendo, elas devam saber onde procurar ajuda. Por isso, estaremos apresentando às mulheres, da área rural de Macaé, o Centro de Referência da Mulher (CRM) Pérola Bichara Benjamin, que funciona no prédio da subsecretaria, na Rua São João, 33, Centro, ao lado da Delegacia Legal (123º DP), para que elas conheçam a equipe de profissionais que tratam das questões sociais e jurídicas e dos encaminhamentos feitos à Rede de proteção social e de saúde”, explicou.
Os participantes do “Dia da Beleza”, que é extensivo às famílias, conhecerão também os programas de geração de renda que são desenvolvidos no Espaço Mulher “Erosita Lecler” - os cursos de capacitação nas áreas de artesanato, corte e costura e cabeleireiro, ao mesmo tempo em que irão apreciar os trabalhos feitos pelas artesãs e compartilhar das oficinas de artesanato, com reaproveitamento de materiais recicláveis.
Além disso, um “pool” de atuações e serviços está previsto para acontecer com a participação de vários órgãos municipais. Haverá uma “roda de conversa” sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) e apresentação de animador cultural, com distribuição de algodão doce e pipoca para as crianças, numa parceria com a Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas; massagem relaxante e avaliação física (Cemeaes); quadro de vagas de emprego (Secretaria de Trabalho e Renda); cortes de cabelo e penteados (Centro de Educação Tecnológica e Profissional-Cetep); oferta de microcrédito para empreendedores e contador para atender o micro empreendedor individual (Fundo de Desenvolvimento Econômico - Fumdec) e, aferição de pressão, realização de testes de glicemia e cálculo de IMC (Saúde - UPA da Barra).