As mulheres inscritas no curso de Assentamento de Pisos, Azulejos e Revestimentos e de Pintura, do projeto “Macaé Mais Feliz”, iniciam as aulas práticas a partir desta segunda-feira (9), na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Lira Beraldini Campos. As aulas fazem parte do curso de qualificação na área da construção civil, conhecido como “Pereirão”, oferecido no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e voltado unicamente para o público feminino.
São 150 mulheres divididas em módulos como Bombeira Hidráulico, Carpintaria para Construção Civil, Eletricista Predial, Pedreiro de Acabamento, Pintora Predial, Armadora de Ferros, Técnicas de Acabamento, Encanadora Predial, Pedreira de Concreto Armado e Pedreira Estucador, além de Assentadora de Pisos, Azulejos e Revestimentos e Pintora Predial.
Para a autora do projeto “Macaé Mais Feliz”, a vice-prefeita e secretária de Educação Marilena Garcia, a realização do “Pereirão” amplia a oportunidade de emprego às mulheres, já que a contratação de mulheres é uma realidade na área da construção civil. Além de permitir que as mulheres que são chefes de família se qualifiquem para aumentar sua renda, a experiência adquirida no cursos serve, inclusive, para que realizem melhorias em suas próprias residências:
- Pesquisas comprovam que as mulheres possuem um olhar clínico melhor que dos homens, pois elas são mais detalhistas e cuidadosas nesse setor. São competências importantes para quem trabalha com acabamento ou instalações. Sem contar que as empresas apontam que a contratação de mulheres também ajuda a melhorar o clima de respeito nos canteiros de obras - explicou.
Marilena ressalta que o apoio da Secretaria de Educação na implantação do projeto é essencial para o sucesso da proposta: “Acredito que o Cetep que em três anos já formou mais de 14 mil jovens, é o meio ideal de ampliar esta modalidade de qualificação no município” completou.
Esta não é a primeira iniciativa que a Educação Municipal tem curso voltado para as mulheres macaenses. Em 2010, o Cetep criou a primeira turma da construção civil que foi aproveitada nas obras do município: “As alunas foram contratadas pelas empresas prestadoras de serviços com resultados acima do esperado, sendo até mesmo efetivadas” completou Marilena.
O programa “Macaé Mais Feliz” foi aprovado, em dezembro de 2011, na Câmara Municipal, sendo sancionado pelo prefeito Riverton Mussi como Lei número 3691/2011.