logo

Município intensifica ações de combate à dengue

24/09/2008 16:56:57 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com a proximidade do verão os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, devem ser redobrados. Em Macaé, a prefeitura por meio da secretaria Especial de Saúde vem intensificando suas ações, através de parcerias com diversas secretarias municipais, órgãos militares e da sociedade civil organizada. Nesta quarta-feira (24) foi realizada uma reunião para definir as estratégias do Mutirão de Combate à dengue que será realizado no próximo sábado (27), no bairro Parque Aeroporto.

Segundo o secretário de Saúde, Luiz da Penha o objetivo do trabalho é orientar a população sobre a eliminação dos criadouros do mosquito. “Apesar do município ter o maior índice de queda da incidência da doença, com 93%, segundo a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, não podemos nos descuidar. A dengue é uma doença grave e que pode até matar”, alertou acrescentando que a participação da população é fundamental neste processo.

O secretário lembra que este trabalho está previsto no Plano de Contingência para o controle da dengue, com o envolvimento de toda comunidade. Irão participar do mutirão mais de 100 pessoas entre profissionais de saúde e voluntários. O trabalho visa à identificação de focos, eliminação de criadouros e ações de educação em saúde com orientações e informações sobre a doença.

As ações terão início às 9h, na praça principal do bairro Aeroporto com a apresentação de esquete teatral “Cuidado com a Dengue”, encenado pela Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas).

Após o teatro, os agentes de combate à endemia do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) acompanhados pelos voluntários, irão percorrer as ruas do bairro fazendo visitas às residências, comércio e terrenos baldios.

Além dos profissionais das diversas secretarias municipais, irão participar do mutirão entidades militares como a Defesa Civil do Estado, Exército (Forte Marechal Hermes), entidades de utilidade pública Lions, Rotary e as Lojas Maçônicas.

Dengue - Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao Aedes aegypti é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.

A população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.