logo

Município já disponibiliza vacina contra catapora

01/10/2013 11:34:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Vacina tetra viral protege contra sarampo, catapora, caxumba e rubéola

A partir desta terça-feira (1º), o município já conta em seu calendário de vacinação a imunização contra a catapora (varicela) por meio da vacina tetra viral, que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola. As crianças com 1 ano e três meses devem receber a vacina.

Segundo a secretaria de Saúde, a vacinação contra a catapora não é uma campanha - ela estará disponível durante o ano todo, pois por determinação do Ministério da Saúde, todos os municípios deverão incluir a tetra viral em seu calendário.

A tríplice viral é aplicada na primeira dose em crianças aos 12 meses; a segunda dose imuniza crianças de 1 ano e três meses de vida. A vacina só não poderá ser aplicada se a criança estiver com febre.

Os efeitos após a aplicação da vacina são poucos: a criança pode ficar um pouco enjoada, mas, geralmente, não apresentam sintomas. A vacina é aplicada na coxa da criança e se o local ficar dolorido, basta fazer uma compressa de gelo.

A doença é infectocontagiosa e fica incubada no período de 21 dias, portanto, não existe período no qual a incidência é maior. Pelo fato da doença ainda não ter sido erradicada no Brasil, a vacinação é aplicada nos postos de saúde e faz parte agora do Calendário Nacional de Vacinação.

Os principais sintomas são: febre alta, manchas pelo corpo, dor de cabeça e prostração (sensação de moleza). Nesse caso a criança deverá ser consultada por um pediatra e receber a medicação adequada para minimizar os sintomas da doença.

O posto de vacinação do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas funciona de segunda-feira a quinta-feira, de 8 horas às 17 horas. Na sexta-feira, as vacinas são aplicadas de 8 horas às 16 horas. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: 22 2762-7996.