logo

Município reforça operação contra animais soltos nas ruas

29/04/2013 16:13:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Trabalho de recolhimento de animais acontece em dias e horários alternados

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde de Macaé intensifica as operações que visam à apreensão de animais de grande porte que forem encontrados soltos pelas ruas e avenidas, principalmente equinos e bovinos. No último final de semana foi feita mais uma operação e nos últimos quase quatro meses, 82 animais foram recolhidos.

O trabalho é feito em parceria com o Curral Associado de Itambi, e tem como objetivo evitar acidentes nas vias, como também atender os casos de maus tratos e criação irregular de animais.

Os locais de maior incidência de animais soltos são: Linha Azul, com 26 equinos; Loteamento Quinta da Boa Vista, com 14 bovinos; Linha Verde e Avenida Industrial, com sete equinos em cada local; Jardim Carioca com sete animais, sendo quatro bovinos e três equinos, entre outros.

Os donos dos animais têm até sete dias para comparecer à sede do Curral Associado de Itambi, localizado em Itaboraí. Além do pagamento de multa no valor de R$ 120 e diária de R$ 30, o proprietário, se não comparecer neste período, terá o seu animal encaminhado para cautela e posteriormente para leilão.

A população deve colaborar com o CCZ denunciando a existência de animais soltos pelas vias públicas, como cavalos, vacas e bois, através dos telefones (22) 2772-6461. O trabalho de recolhimento de animais acontece em dias e horários alternados.