Estão na reta final os preparativos para a 11ª Copa Macaé Sub-17, considerada o principal campeonato juvenil do Brasil. A competição é organizada pela Liga Macaense de Desportos (LMD), em parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e a Prefeitura de Macaé.
A competição será realizada entre os dias 14 e 22 julho e reunirá 24 clubes do futebol brasileiro. Segundo a Comissão Organizadora da Copa a tabela completa dos jogos e o regulamento do campeonato serão divulgados nos próximos dias.
As partidas serão disputadas em cinco fases, sendo em quatro chaves de seis clubes, sendo subdivididas em dois com três equipes cada. Os times de um grupo jogarão contra os do outro, passando apenas dois clubes por grupo, aqueles que conseguirem o maior número de pontos.
Na primeira fase, jogarão 24 clubes de 14 a 17 de julho. Na segunda, serão as oitavas-de-finais, quando jogarão 16 equipes, no dia 18. Na terceira fase, serão realizadas as quartas-de-final, quando se enfrentarão oito times, no dia 19. A quarta fase, ocorrerá a semifinal com apenas quatro clubes, no dia 20. No domingo (22), será realizada a quinta e última fase da competição a grande final no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na Barra de Macaé.
Durante mais de dez anos, A Copa Macaé Sub-17 tem revelado jogadores que atuam na elite do futebol brasileiro como Adriano, atacante da Seleção Brasileira e ex-Flamengo, Rafael Sobis, Daniel Carvalho e Alexandre Pato, todos revelados pelo Internacional; Cléberson, do Arsenal (Inglaterra); Rodrigo Tiuí, do Fluminense; e outros que atuam em diversos estados brasileiros e vários países do mundo.