O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba completa 10 anos de criação, na terça-feira (29). A programação, preparada pela Fundação Municipal de Cultura e Lazer de Quissamã, abrange o III Seminário de Turismo em Unidades de Conservação, que será aberto nesta sexta-feira (25), quando será oficializado o Plano de Manejo do Parque, e continuará no sábado (26), no anfiteatro da prefeitura de Quissamã.
Constam da programação minicursos, lançamento de livros e mostras de telas e fotos sobre o tema turismo e o meio ambiente do Parque, caminhadas ecológicas, além da programação cultural com músicas, danças, poesias e peça teatral sobre o tema “natureza”.
O domingo (27), será dedicado à Caminhada na Natureza – Circuito Pró-Jurubatiba, a partir das 8h, a cargo da Ong Anda Brasil , na praia de João Francisco, em Quissamã. Na segunda-feira (28), a partir das 7h, a secretaria municipal de Meio Ambiente de Carapebus promove caminhada ecológica na praia de Carapebus. Ao longo do dia, haverá shows artísticos, que se encerram, às 20h, com a apresentação do Coral da Petrobras.
As comemorações em Macaé começam dia 29, aniversário do Parque. De manhã, será feita visita à trilha dos Cientistas, a cargo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e haverá Exposição de Pesquisas Científicas sobre o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, a cargo do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé – Nupem/UFRJ e a apresentação do projeto EcoLagoas.
Dia 2 de maio, haverá mostras da vida dos pescadores da Lagoa de Carapebus e de artesanato, gastronomia de produtos da pesca, apresentação do Programa Mosaico da Petrobras, com a participação de comunidades e cooperativas pesqueiras da região.
A programação termina no dia 9 de maio, com a culminância dos projetos de Educação Ambiental das escolas municipais, a cargo da secretaria de Educação de Quissamã.