Música, poesia e literatura na biblioteca

26/09/2018 10:29:00 - Jornalista: Andréa Lisboa e Gerson Dudus

Foto: Gerson Dudus

A autora Flávia Vasconcelos foi a convidada do ‘Circuito Era uma vez’

A ‘Sagração da Primavera Literária’ continua até sexta-feira (28), na Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, no Centro. Nesta quarta-feira (26), às 15h, o Ensaio Aberto da Orquestra Popular de Macaé (OPM), com músicos da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), será na escadaria da biblioteca, um convite ao público para entrar. O sarau de poesias do ‘Língua do P’ terá início às 18h. A partir das 20h, o romancista e contista, Thiago Franco, irá lançar na cidade o seu livro 'Tão fútil e de tão mínima importância', como parte do projeto ‘Escritor encontra leitor’.


O ‘Língua do P’ levará à biblioteca uma instalação artística que tem a proposta de oferecer uma experiência sensorial referente à estação das flores ao público. Os poemas apresentados também têm a Primavera como tema. A convidada da abertura, na terça-feira (25), foi a autora de livros infantojuvenis e poetisa, Flávia Vasconcelos, que falou sobre seu último livro, 'Juno e os Mistérios do Céu', como parte do projeto 'Circuito Era uma vez'. O grupo de contação de histórias, Historiarte, também se apresentou encantando crianças e adultos.

Flávia Vasconcelos reforçou a importância da divulgação à população sobre as bibliotecas públicas na cidade à disposição de pessoas de todas as idades. Para ela, o encontro com a arte motiva talentos, incentivando o surgimento de novos autores.

"Quem sabe despertaremos novos escritores que deixarão um legado para o mundo por meio das palavras que são a nossa maior forma de expressão e de ação. A experiência na Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto foi incrível. Acho esta iniciativa grandiosa, porque acredito que é por meio do incentivo à leitura, da arte e da cultura é que vamos conseguir transformar a nova geração em seres pensantes", disse a escritora.

Na quinta-feira (27), as atividades terão início também às 15h. Desta vez a proposta é uma oficina de Ikebana, uma palavra japonesa que significa 'vivificação floral' e tem tudo a ver com a estação da flores. A técnica ensinada é uma arte no Japão. Ela se baseia em regras simbólicas de montagem de arranjos florais. Neste dia, vai acontecer, às 16h, uma leitura dramática de estudantes de Teatro da Emart.

Fechando a 'Sagração da Primavera Literária' na Biblioteca Dr. Télio Barreto, às 18h, vai haver uma oficina de haikai, também uma arte japonesa. O haikai é um curto poema, de apenas três linhas, que busca registrar, como em uma fotografia uma sensação, imagem mental, ou ideia. A natureza é uma das principais inspirações para o haikai. Esta arte propõe uma observação ampla e depois um olhar mais detalhado, até a captura do resumo do conceito.

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto está em novo endereço, na Rua Teixeira de Gouveia, 641, antiga Igreja Batista, no Centro da cidade. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Seu acervo atual é composto por cerca de 30 mil títulos. No bairro Aeroporto, a Biblioteca Professora Tarsila Poiares Carneiro da Silva está localizada na praça principal e fica aberta das 8h às 17h. Também na Praça das Malvinas, a unidade funciona às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h. Já na Região Serrana, a Biblioteca Pública Municipal Professora Henriqueta da Costa Marotti se localiza na rua principal do distrito serrano de Glicério e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.


Fotos Relacionadas