logo

Músicos macaenses participam de festival em Ourinhos

31/07/2006 17:15:53 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Renovação musical e técnica, além de aprimorar o estilo do choro e seus instrumentos, através de oficinas, aconteceu com cinco músicos da Orquestra de Choro Viriato Figueira da Silva, que, liderados pelo regente Jean Macahé, participaram do VI Festival Internacional de Música de Ourinhos (SP). O evento ocorreu entre os dias 23 e 30 de julho, reunindo cerca de 1.500 músicos do Brasil e do exterior, no Centro Cultural de Ourinhos.

Segundo Jean Macahé, foram ao evento os alunos do Conservatório Macaé de Música (CMM), ao qual está vinculada a Orquestra, Jansen (Bombardino), Caio e Rodolfo (Flauta Transversa), Eduardo (Saxofone), Wander (Bateria) e o próprio Macahé (Flauta Erudita, Regência e Prática de Choro).

- Cada um dos alunos utilizou o instrumento e teve prática de choro com os professores Maurício Carrilho e Luciana Rabelo -, contou Jean, lembrando que também participou dos cursos com o professor Toninho Carrasqueira, da Universidade de São Paulo.

Foram 32 cursos de música, do erudito ao popular. Os 25 membros da Orquestra de Choro Viriato Figueira da Silva vão aprender com os colegas que foram a Ourinhos, porém, Jean avisa que, no início de setembro, todos do grupo participarão do Festival Internacional de Choro, em Itajaí (SC).

- Fica valendo o intercâmbio e a interação entre os músicos -, explica o regente, acrescentando que entre os estrangeiros que participam destes eventos estão americanos e japoneses. “Cada vez mais estrangeiros se interessam em aprender chorinho, música 100% brasileira”, avalia Jean.

Para concluir, Jean Macahé convida músicos macaenses para fazer parte da Orquestra de Choro Viriato Figueira da Silva. As vagas são para quem toca violão, cavaquinho e pandeiro. “Agradecemos a Fundação Macaé de Cultura, a Empresa Continental Serviços Marítimos e a Sociedade Musical Nova Aurora pelo apoio à ida a Ourinhos”, finaliza o músico.