Ações intensivas visam combater o mosquito transmissor e conscientizar a população sobre os cuidados necessários
No combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a Prefeitura de Macaé promove mutirão em diferentes bairros da cidade na Semana Epidemiológica até 19 de abril. Com o objetivo de eliminar possíveis criadouros e conscientizar a população sobre a importância das medidas preventivas, as ações ocorrerão durante a semana, abrangendo as regiões do Horto, Imboassica, Aterrado do Imburo e Estrada do Dique/ Virgem Santa.
No dia 16 de abril, o mutirão terá início no bairro do Horto, onde equipes da Secretaria de Saúde e voluntários percorrerão ruas e residências, realizando a limpeza de terrenos baldios, recolhendo entulhos e orientando os moradores sobre a importância de manter os quintais limpos e livres de recipientes que possam acumular água parada.
No dia seguinte, será a vez do bairro de Imboassica receber as ações intensivas de combate à dengue. Agentes de saúde e equipes de limpeza percorrerão as ruas, vistoriando casas e auxiliando os moradores na identificação e eliminação de possíveis focos de reprodução do mosquito.
Já no dia 18 de abril, as atividades se concentrarão no Aterrado do Imburo. Serão realizadas ações de limpeza, remoção de entulhos e conscientização da comunidade sobre a importância de manter os quintais e áreas comuns livres de objetos que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti.
Por fim, no dia 19 abril, o mutirão vai alcançar a Estrada do Dique e Virgem Santa, com ações de limpeza e orientação aos moradores sobre as medidas preventivas contra a dengue.
Cronograma semanal atenderá diferentes bairros
Na ação contínua de combate à proliferação do mosquito, a Prefeitura de Macaé promoverá o programa de Fumacê/UBV em diversos bairros da cidade ao longo desta semana. “Com um cronograma semanal bem definido, a iniciativa visa eliminar possíveis criadouros do mosquito e reduzir a incidência dessas doenças”, disse o supervisor geral da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), Marcelino Rocha.
Nesta segunda-feira (15), o programa será direcionado para os bairros São Marcos (às 5 horas) e Vale das Palmeiras (às 18 horas). Equipes especializadas farão a aplicação do inseticida de forma estratégica, percorrendo as ruas dessas localidades para atingir os locais de maior concentração do mosquito.
No dia seguinte, terça-feira (16), será a vez do Córrego do Ouro (5 horas) e do Horto (18 horas) receberem o Fumacê/UBV. A ação será realizada em parceria com a população, que deve colaborar abrindo as portas e janelas de suas residências para permitir a entrada da névoa do inseticida.
Na quarta-feira (17), as equipes se deslocarão para Imboassica (5 horas) e Nova Macaé (18 horas). Nesses bairros, a aplicação do Fumacê/UBV será intensificada, visando abranger áreas residenciais, comerciais e locais com maior circulação de pessoas.
Já na quinta-feira (18), o programa alcançará os bairros Aterrado do Imburo (5 horas) e Jardim Franco (18 horas). Serão adotadas medidas preventivas para reduzir a presença do Aedes aegypti nessas áreas.
Encerrando a semana, na sexta-feira (19), as ações do Fumacê/UBV serão direcionadas para Nova Holanda (5 horas) e Virgem Santa (18 horas). Nessas localidades, a pulverização do inseticida terá como objetivo atingir áreas de maior concentração de mosquitos, contribuindo para a redução do risco de transmissão das doenças.
- O programa de Fumacê/UBV é mais uma estratégia adotada pela administração municipal para enfrentar o desafio do combate ao Aedes aegypti e proteger a saúde da população. A participação ativa de todos é fundamental para o sucesso dessa empreitada - acrescentou o gerente da Cevas, Luan Campos.