Foto: Juranir Badaró
Agentes estarão no bairro até quinta-feira. Ação acontece amanhã também no Campo D'Oeste e Maringá
Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciaram na manhã desta segunda-feira (09), um mutirão no bairro Ajuda de Cima, contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. O trabalho foi intensificado no local devido ao resultado do último LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado em outubro, que apontou um índice de 4,5% e também em função das chuvas dos últimos dias. Ao todo, foram localizados 22 focos e o trabalho dos agentes prossegue até quinta-feira (12).
De acordo com informações da coordenação, na semana passada, foram localizados no bairro oito focos do mosquito transmissor da dengue. Um dos fatores que contribuíram para isso, foi o acúmulo de água em galões, bacias, entre outros recipientes que alguns moradores do local insistem em armazenar.
Somente em uma casa, onde a moradora armazena água da chuva para lavar o quintal, foram encontrados 10 focos do mosquito da dengue. Todo o material recolhido foi encaminhado para o laboratório do Centro de Controle de Zoonoses para análise.
Com base no resultado das análises, é que será decidido a necessidade de utilizar ou não o carro fumacê no bairro Ajuda de Cima para combater o mosquito.
Além do trabalho do controle do mosquito, os agentes de endemias também realizaram o trabalho de controle de roedores, de acordo com solicitações feitas pelos próprios moradores das Ruas Antônio Curvelo Benjamin e Projetada I.
Os agentes alertam os moradores para que evitem o acúmulo de água parada nas residências e caixas d'água destampadas. Para quem possui animais de estimação, a indicação é não deixar alimentos expostos à noite e efetuar a troca de água dos bebedouros diariamente.
Nesta terça-feira (10), os agentes do CCZ estarão realizando o mutirão nos bairros Maringá e Campo D´Oeste. Mais informações e solicitações de visitas dos agentes de endemias poderão ser feitas pelo telefone: (22) 2772-6461.