Mutirão da prefeitura marca exames de saúde também aos sábados

28/06/2013 12:29:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Guga Malheiros

Diversos serviços de saúde são promovidos para atender a população

A Prefeitura de Macaé está realizando um mutirão para atender a demanda de exames de saúde que chega a até um ano e meio de atraso. As marcações estão sendo feitas também aos sábados e a previsão é que, em até três meses, todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam para realizarem exames sejam atendidos.

Desde o início da nova gestão municipal, duas licitações para mais de cem itens relativos a exames de saúde foram realizadas. Uma terceira licitação acontecerá no dia 10 de julho. Além dessa demanda reprimida, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Controle e Avaliação, recebe em média a solicitação de marcação de 460 exames diariamente. Os mais solicitados são: tomografias, ressonâncias magnéticas, endoscopia, coloscopia e eletrocardiograma.

No mutirão já iniciado têm prioridade idosos, pacientes oncológicos, crianças e gestantes. As marcações são agendadas pela Coordenadoria de Controle e Avaliação que entra em contato telefônico com o usuário do SUS. As solicitações de marcação são feitas na coordenadoria, localizada na Rua Benedito Peixoto, 10, Centro, ou pelo telefone (22) 2762-2243, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo a coordenadora de Controle e Avaliação, Luciana Moulin, até o final deste ano, as solicitações e marcações de exames vão passar a ser feitas nos postos de atendimento da região dos usuários.

Somente no mês de março foram adquiridas pela prefeitura, por meio dos novos contratos licitados, 480 ultrassonografias, 220 tomografias, entre outros exames.