Foto: Juranir Badaró
Aplicação de larvicidas e entrega de folhetos explicativos estiveram entre as ações
Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde estiveram na manhã desta terça-feira (14) no bairro Lagomar. Foram realizados os trabalhos de aplicação de larvicidas e entrega de folhetos explicativos sobre a dengue e a febre chicungunha. As ações também foram realizadas no Bairro da Glória.
O supervisor de campo, Paulo César Araújo, informou que o trabalho dos agentes no bairro Lagomar consistiu também na distribuição de capas de caixas d´água.
- A nossa maior dificuldade se refere às casas fechadas, pois muitos moradores só chegam às suas residências à noite. Os agentes retornam a esses locais para realizar o trabalho de vistoria -, explicou.
Para a moradora do Lagomar, Verônica Silva, o trabalho dos agentes é fundamental para evitar a proliferação das larvas do Aedes aegypti.
- Mantenho minha caixa d´água tampada e não possuo nenhum tipo de planta em casa. Quando morava em Minas Gerais tive dengue e morro de medo de ter a doença de novo. É muito ruim -, conta.
Marlene Leonel dos Santos também acha importante o trabalho de prevenção dos agentes de endemias do CCZ. Como trabalha em hospital, já viu muitas pessoas doentes por causa do mosquito da dengue.
- Não tenho plantas pois não tenho tempo de cuidar delas e mantenho minha caixa d´água devidamente tampada. Nunca tive a doença, mas já vi muita gente doente - disse a moradora do Lagomar.
O supervisor Paulo César explica ainda que as ações no Lagomar foram intensificadas. No entanto, os agentes de endemias trabalham no local diariamente para identificar os possíveis focos do mosquito e ainda realizar o trabalho de orientação aos moradores do bairro.
Outros bairros - Na quarta-feira (15), as ações serão realizadas no bairro Nova Esperança, com a presença de dez agentes e com a meta de visitar 4.011 imóveis. Os trabalhos serão realizados também no Morro de Santana com 19 agentes que deverão percorrer 1.275 imóveis.
O condomínio Vale dos Cristais será visitado também na quarta-feira (15), por nove agentes de endemias. A meta será visitar mil imóveis. Na sexta-feira (17), 11 agentes de endemias retornarão ao bairro Parque Aeroporto, com a meta de visitar 2.098 residências.
Informações ou solicitações de visitas dos agentes de endemias poderão ser realizadas pelo telefone 0800-0226461.