Mutirão odontológico beneficia mais de 100 crianças neste sábado

26/11/2022 13:57:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Moisés Bruno

A proposta é reduzir a fila de atendimento da rede de odontologia do município

Para agilizar o atendimento das crianças já marcadas e, com isso, permitir novos agendamentos, a Prefeitura de Macaé realizou, neste sábado (26), um mutirão odontológico pediátrico, onde 108 crianças foram beneficiadas com diversos tratamentos, como: restauração; extração; canal; aplicação de flúor; e higiene bucal. A ação aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o objetivo é garantir a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população. A iniciativa faz parte do Programa Odontologia Coletiva, ligado à Secretaria de Saúde.

De acordo com a coordenadora de Odontopediatria e Saúde Coletiva, Carla Bittencourt, a ação será contínua e a proposta é reduzir a fila de atendimento da rede de odontologia do município. A coordenadora ainda destacou a importância de ensinar bons hábitos para garantir a saúde bucal da criança.


"A higiene bucal deve ser uma preocupação desde muito cedo, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos. Isso é importante para evitar problemas como a cárie, por exemplo, que pode ocorrer caso essa higiene não seja realizada após a amamentação. Portanto, além dos tratamentos, nós ensinamos a forma e o tempo correto de escovação, até mesmo para manter os tratamentos já realizados", pontuou Bittencourt.


Mãe do Guilherme (8), da Letícia (6) e do Luan (1), Rayane de Souza Santana (27) recebeu atendimento para os três filhos e agradeceu as informações adquiridas durante a consulta. "O tratamento dos meus filhos mais velhos não termina hoje, prossegue por mais algumas consultas, porém, já fomos agendados. Eu agradeço o atendimento, mas, principalmente, a oportunidade de poder aprender a maneira correta de escovação. Eu fazia tudo errado. Hoje, eu vou aplicar todo esse conhecimento no meu filho mais novo, o Luan, para que ele não precise fazer canais e restaurações ainda tão novinho, assim como os irmãos precisaram", pontuou Rayane.

Serviço - O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) funciona na esquina das ruas Velho Campos e Euzébio de Queiroz, no Centro. Outras informações sobre os serviços oferecidos poderão ser obtidas pelo telefone: 2762-0539.


Fotos Relacionadas