“Mutirão Plantio Restinga” na Praia dos Cavaleiros nesta segunda-feira, dia 19

18/09/2022 12:16:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Atividades vão começar às 9h30

Grande área de ecossistema de restinga preservada do país, Macaé sempre é foco da educação ambiental por pesquisadores. Nesta segunda-feira (19), alunos, professores e a comunidade participam do “Mutirão Plantio Restinga”, na Praia dos Cavaleiros, às 9h30. O evento será realizado pelo projeto de extensão Vivenciar, do Instituto de Biodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) com apoio da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.

Durante o evento, serão realizadas as seguintes atividades: plantio de mudas nativas da restinga; cercamento do local de preservação; e instalação de placas para conscientização ambiental. O ponto de encontro será na sede do Macaé Tênis Clube, localizado à Avenida Atlântica, 2.882. A restinga tem biodiversidade vegetal e animal, contribui para combater a erosão, entre outras importâncias, e precisa ser preservada. A participação é aberta ao público.

O “Vivenciar Livre” é um projeto de Lanna Gabryelle Queiroz de Oliveira, Arthur Henrique Macedo Bouckhorny e Júlia Nascimento Casimiro, que estudam e têm conhecimento das plantas de restinga. O projeto conta, também, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração e Restingas e Lagoas Costeiras do Norte Fluminense (Peld-RLaC); Instituto Federal Fluminense (IFF) por meio do Laboratório de Ecotoxicologia e Microbiologia Ambiental (Lemam); Orla Nativa; e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).