logo

Mutirão Social faz sucesso no Condomínio Cidadão

14/04/2008 17:23:07 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Os moradores de 83 casas do Condomínio Cidadão, que fica na Ajuda, iniciaram a primeira etapa do mutirão social, no qual muros são construídos pelos próprios moradores. No Condomínio, que tem 307 unidades habitacionais, 68 casas já foram muradas neste mesmo processo realizado no ano passado.

Neste trabalho, a mão de obra é dos moradores, enquanto que a Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa) oferece orientação técnica, materiais como bloco de cimento, areia, pedra e ferragem, e ferramentas (enxada, carrinho de mão, prumo e colher de pedreiro).

De acordo com a assistente social Samantha Fragoso, os moradores constroem juntos, havendo maior vínculo entre eles, que são oriundos de diferentes locais de Macaé. “Além disso, acontece aprofundamento da relação de vizinhança e socialização”, afirma, lembrando que o Mutirão Social colabora também para a delimitação do espaço, fato que proporciona maior privacidade aos moradores.

O mutirão social foi feito entre 7h e 16h de sábado (12), e entre 7h e 12h de domingo (13). Estão envolvidos os moradores das quadras A e H, do condomínio 1, e C e L, do condomínio 2. O trabalho continuará a ser desenvolvido sempre aos finais de semana.

- Foi uma grande mobilização dos moradores, que marcaram presença em peso – disse o engenheiro civil da Emhusa, Santiago Borges. Ele acrescenta que foi muito válido o chamado aos moradores para a realização do mutirão. “Tudo isso vai encurtar o cronograma, cuja previsão inicial era de três meses”, avalia.

Também trabalharam no mutirão, oferecendo orientações, a psicóloga Carmen Rossana e os estagiários Luiza Guedes (arquitetura), Aline Santos (Serviço Social) e Leroy (engenheiro civil). No domingo, o final do mutirão foi comemorado com um almoço comunitário. “O vizinho é o parente mais próximo”, justifica Samantha.