Mutirões contra a dengue prosseguem em bairros da cidade

29/10/2012 13:55:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Maurício Porão

Já foi dada a largada para o combate à dengue em Macaé. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Macaé, em parceria, promovem mutirões para o controle do mosquito transmissor da doença tiveram início nesta segunda-feira (29), tendo como base o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Uma equipe com 20 agentes de combate de endemias já estão nas ruas. Desde segunda (29) até esta terça-feira (30), a equipe vem atuando no bairro Cajueiros. Nesta terça (30) e quarta-feira (31), no Nova Malvinas e na quinta-feira (01/11), em Botafogo.

Os agentes vêm percorrendo os principais pontos onde foram detectados os maiores índices infestação do mosquito apontados no Liraa. De acordo com os dados obtidos no levantamento, o índice de infestação no município foi de 1,2, considerado médio risco pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sete bairros foram considerados em estado de alerta: Novo Horizonte (2,9), Centro (2,9), Lagomar (2,8), Imbetiba (2,3), Ajuda de Cima (1,6), Miramar (1,4) e Nova Esperança (1,3). Além de intensificar o trabalho de campo com tratamento e eliminação dos criadouros nos bairros com maior índice, será feita uma pulverização com carro fumacê.

CONSCIENTIZAÇÃO – Os agentes de endemias realizam diariamente seus trabalhos de orientação nas residências, informando aos moradores quanto o perigo da dengue e de seus criadouros. Entretanto, o mutirão pretende levar ao conhecimento da população a necessidade de eliminar os criadouros para evitar uma epidemia de dengue. Os agentes também farão um trabalho de orientação com panfletagem nos locais de maior circulação na próxima quinta-feira (01/11). Como nos terminais Lagomar e Central, Calçadão da Avenida Rui Barbosa, Rodoviária, entrada da Petrobras, ponte de acesso à Nova Holanda e na entrada da Barra.