Foto: Moisés Bruno
Nesta terça-feira (02), os agentes de endemias estiveram em Águas Maravilhosas
A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, segue até sexta-feira (05), com mutirão nos bairros, de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Nesta terça-feira (02), o trabalho foi desenvolvido pelos agentes de endemias no bairro de Águas Maravilhosas, que realizaram visitas domiciliares e em pontos comerciais.
Durante a atuação, os agentes realizaram o trabalho de eliminação de focos e de orientação. E nos casos necessários, entregando telas de proteção para caixas d 'água e tonéis. Segundo o supervisor da Cevas, Márcio Santos, no bairro são encontrados muitos depósitos para armazenamento de água. “Orientamos os moradores para que cuidem destes depósitos, pois podem se tornar um grande criadouro do mosquito. É preciso lavar semanalmente com esponja e sabão, para eliminar qualquer possibilidade de ovos do inseto”, disse.
Na ocasião, o aposentado Benedito Alves recebeu os agentes em sua casa. No local os agentes orientaram o aposentado sobre os cuidados e a forma de eliminar os possíveis criadouros do mosquito. “Faço a troca semanal da água dos tonéis, mas agora preciso fazer a limpeza correta para evitar os mosquitos”, pontuou.
Os ovos do Aedes aegypti são resistentes, podendo ficar de seis meses até um ano dentro de potinhos, garrafas e pratinhos de plantas. Mas, ao entrar em contato novamente com a água, as larvas começam a nascer e, em uma semana, o mosquito atinge a fase adulta.
Outros bairros
Os mutirões seguem nos bairros Vila Moreira (03/4), Virgem Santa/Dique (04/4) e Fazenda Piracema (05/4). É importante a população ficar atenta aos locais onde estarão acontecendo os mutirões, para que recebam os agentes de endemias e eles possam fazer as vistorias e tratamentos necessários.
A equipe da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde realizará ainda o trabalho de pulverização com carro fumacê, sempre às 5h e 18h. A ação acontece na Barra e Jardim Guanabara (03/4); Córrego do Ouro e Parque Aeroporto (04/4) e Parque Aeroporto e Fronteira (05/4).
Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.
Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.