logo

Mutirões de combate à dengue são intensificados em bairros

19/03/2013 18:00:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: João Barreto

Objetivo é realizar visita em residências para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue

Cerca de 7,2 mil imóveis dos bairros Village do Horto, Visconde de Araújo, Nova Holanda e Village da Serra recebem, nesta semana, mutirões para o controle do mosquito Aedes aegypti. Os trabalhos começaram nesta terça-feira (19) e seguem até a próxima quinta-feira (21). O objetivo é realizar visita em residências para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A ação prevê a utilização de larvicidas e a conscientização dos moradores sobre a importância da prevenção à doença.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, os bairros Nova Holanda e Visconde Araújo são pontos nos quais foram detectados os maiores índices de infestação do mosquito, por isso, a Prefeitura de Macaé atua com cerca de 60 agentes com o controle químico e mecânico durante o mutirão desta semana. As ações são coordenadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).



Os técnicos realizam a eliminação de possíveis criadouros, fazem o tratamento com o uso de larvicida, e orientam os moradores sobre a importância de manter depósitos fechados, escovar as bordas dos recipientes e colocar os pratos de plantas para baixo.



Os ovos do Aedes aegypti são resistentes, podendo ficar de seis meses até um ano dentro de potinhos, garrafa e pratinhos de planta. Mas, ao entrar em contato novamente com a água, as larvas começam a nascer e em uma semana, o mosquito atinge a fase adulta.


Fotos Relacionadas