Na volta às aulas, pais devem estar atentos ao transporte escolar

10/02/2014 16:41:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Com o início das aulas é hora de muitos pais começarem a procurar transporte escolar para os filhos. Pedir referências a pais de outros estudantes e a indicação da escola é muito válido. No entanto, para ter a garantia de tranquilidade antes mesmo de contratar o serviço, é preciso que os responsáveis verifiquem, antes de tudo, se o veículo tem autorização para transportar crianças e adolescentes e ficar atentos aos itens de segurança obrigatórios.

Antes de contratar um prestador de serviço, a primeira medida a ser observada é se o veículo tem autorização para fazer transporte escolar. Atualmente, Macaé conta com cerca de 460 carros de transporte escolar regulamentados. Isso pode ser comprovado por meio do selo de vistoria localizado do lado direito do para-brisa dos veículos. Este selo atesta que todas as taxas estão em dia e que o veículo passou por uma vistoria criteriosa, realizada anualmente pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Os motoristas do transporte escolar também portam um cartão de identificação obrigatório, que fica em local visível. É neste documento que constam informações do condutor e sua foto. No veículo é obrigatória também a presença de um monitor, que é o responsável pela ordem, auxilio no embarque e desembarque das crianças, entre outras funções.

Além da autorização que indica que o veículo apresenta as condições adequadas e os itens de segurança necessários, os pais também devem se atentar a outros pontos. Em especial, o estado de conservação do veículo, se todos os acentos possuem cinto de segurança, se os pneus estão em perfeitas condições e se há extintor de incêndio em validade. É obrigatório ainda que as janelas tenham abertura máxima de 15 cm ou uma grade de proteção.

Vistoria - A vistoria deste ano está prevista para iniciar em março. Como o selo tem validade até a próxima inspeção, todos os carros que possuem o selo do ano passado estão em situação regular.

Todos os veículos das empresas e cooperativas que realizam o serviço de transporte escolar no município, assim como os que atuam em regime de fretamento, urbano e táxis passam por vistoria anual. Nela, são vistoriados itens de segurança, documentação obrigatória, funcionamento do tacógrafo, sistema de iluminação, entre outros. O calendário para 2014 seguirá o seguinte cronograma:

- Categorias Escolar e Fretamento: O pagamento nestas categorias poderá ser efetuado entre 20 de março e 20 de junho, enquanto a vistoria poderá ser agendada para o período entre 20 de março e 30 de julho.

- Categorias Táxi e Urbano: O pagamento nestas categorias poderá ser efetuado entre 20 de março e 20 de junho, enquanto a vistoria poderá ser agendada para o período entre 20 de março e 30 de agosto.

Sendo assim, os pais e responsáveis que contratarem o transporte escolar antes do período da vistoria deste ano, poderão comprovar a validade do prestador de serviço por meio do selo de vistoria do ano de 2013. No caso de outras dúvidas, os pais e responsáveis podem entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana pelo telefone (22)2765-2963.