Moradores dos distritos serranos de Macaé, Sana, Frade e Córrego do Ouro vão celebrar a festa natalina em torno do ‘Natal Cantado’, um espetáculo da Cia de Encenações Musicais, contratado pela prefeitura e organizado pela Fundação Macaé de Cultura (FMC) para a comemoração religiosa mais importante do ano ir além da sede do município. Todas as apresentações começam às 20h. Na Praça Principal do Frade (dia 20), Espaço Criasana (21) e Praça Principal de Córrego do Ouro (22).
O Natal Cantado é uma opereta ecumênica que celebra o Natal como a data de renascimento do amor. O texto no estilo jogral conta de forma bem humorada e satírica a história do Planetinha Azul, cujo povo escravizado por uma máquina hipnotizante, criadora de desejos, transformou o sentimento natalino em mera necessidade de consumo. A trilha sonora, composta por canções criadas no meio popular, desencadeia um estado de reflexão que leva à revisão de valores e à redescoberta do amor como principal significado desta grande festa.
Criado e dirigido por Lu Maia e Mauro Menezes, com uma hora de duração, o espetáculo traz essa nova consciência sobre o Natal, que se materializa através da participação do público construindo uma estrela de origami para ornamentar a árvore da vida, um pequeno pinheiro. O elenco responsável por este momento de emoções é formado, além dos próprios diretores, pelos atores: Raquel Maia, Savana Maia, Neemias Maciel, Ramon Múrcia e Livia Guedes, mais a participação especial de Liz Maria Alvarez.