Natal solidário: dança, coral e orquestra se apresentam na praça

09/12/2015 09:17:00 - Jornalista: Assessoria Fundação Macaé de Cultura

Foto: Ana Chaffin

Orquestra Escola Emart e o Coral da Cidade de Macaé apresentarão concerto nesta sexta às 18 horas

A Fundação Macaé de Cultura, integrada na programação natalina da Prefeitura de Macaé, que visa fomentar a solidariedade, resgatar o espírito de fraternidade e realizar integração entre as famílias, vai apresentar nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), na Praça Veríssimo de Melo, espetáculo de dança e entretenimento por meio da música orquestrada e cantada por vozes do Coral da Cidade. Durante a programação, serão arrecadados brinquedos para as instituições participantes que trabalham com crianças.

A Escola Municipal de Dança de Macaé, considerada o principal centro de ensino de dança da cidade, mantém gratuitamente cursos de ballet clássico, jazz, dança contemporânea e urbana (hip hop) para crianças e adolescentes, será a primeira a se apresentar, na quinta-feira (10), às 18h40. De acordo com a diretora da escola, Ivana Mussi, será apresentada uma coreografia de danças urbanas e um grande aulão dos professores Rafael Souza e Thiago Moreth, com a coordenação de Tais Vieira.

Na sexta-feira (11), a partir das 18h, a junção coro-orquestra, formada pela Orquestra Escola Emart e o Coral da Cidade de Macaé apresentarão um concerto. A Orquestra da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), que tem como regente a flautista e professora, Thais Lopes, e o Coral da Cidade de Macaé, regido pelo músico Wilson Souza, pretendem levar para a praça muita emoção e despertar sentimentos como a fraternidade, paz e solidariedade.

No repertório natalino ensaiado estão: “Noite Feliz”, de Franz Gruber e arranjo de Joel Bezerra; “Jesus Alegria dos Homens”, de J. S. Bach; “Mundo Feliz” (versão em português da música "Joy The World") e “Natal”, de Mendelsohn, entre outras.

Coro-orquestra - A orquestra Escola Emart é formada por 30 membros que vivenciam a música de Câmara de maneira plena através de violinos, violas, violoncelos, piano, flautas, trompetes, trombones, trompas, sax e clarinetes. Já o Coral da Cidade de Macaé, que existe há 12 anos, é um órgão permanente da Emart que conta com a participação da professora Maristela Tavares na preparação vocal e do professor Joel Bezerra como arranjador e pianista acompanhador. É formado em sua maioria por pessoas da comunidade, funcionários da prefeitura e alunos do Conservatório Macaé de Música.