Foto: Divulgação
O navio estará aberto ao público sábado (29) e domingo (30), das 9h às 15h30
A Marinha do Brasil abrirá, neste sábado (29) e domingo (30), o Navio-Patrulha, em comemoração aos 210 anos do município de Macaé. O público poderá visitar gratuitamente, das 9h às 15h30, no Terminal Portuário de Imbetiba. O objetivo é conscientizar e disseminar a mentalidade marítima para a população macaense, de forma a ampliar a percepção sobre a importância das atividades desempenhadas pela Marinha do Brasil ao proteger as riquezas da Amazônia Azul.
Fique atento às recomendações para visita! Devido às características e limitações do local, como banheiros e bebedouros; e peculiaridades do navio, como escadas para acesso aos compartimentos, a Marinha do Brasil recomenda que sejam evitadas, na visitação, crianças com menos de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção. Por questão de segurança, não será permitida a entrada de pessoas com chinelo de dedo (estilo havaianas), salto alto, short e saia.
A missão do NPa Macaé é patrulhar, vigiar e realizar a defesa do litoral, as áreas marítimas costeiras e as plataformas de petróleo, bem como repreender atividades ilícitas, como pesca ilegal, contrabando, narcotráfico, poluição do meio ambiente marinho e realizar, ainda, operações de busca e salvamento para a salvaguarda da vida humana no mar.
O Navio-Patrulha foi incorporado à Marinha do Brasil em 9 de dezembro de 2009. As características do navio são: comprimento - 54,2 metros; boca - 9,3 metros; calado - 2,5 metros; deslocamento - 500 toneladas, com plena carga; velocidade máxima - 25 nós; autonomia - 2500 milhas náuticas; tripulação - 35 militares (cinco oficiais e 30 praças); comandante - capitão de corveta Matheus Macedo de Abreu.