logo

Nenhum acidente grave registrado na atual administração

08/06/2006 19:18:10 - Jornalista: Janira Braga

Nenhum acidente grave de trabalho foi registrado em um ano, cinco meses e oito dias do governo Riverton Mussi. A informação foi dada pelo presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Rudson Lopes, durante o segundo dia da Protection Offshore, que é realizada até sexta-feira (9) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, organizado pela Media Group do Brasil com apoio da prefeitura.

- Entre os cinco mil funcionários da prefeitura, houve acidente zero na atual administração – destacou Rudson Lopes, que estava junto com o vice-presidente da Cipa, Augusto Francisco e a equipe do órgão, fazendo um trabalho de conscientização e prevenção a acidentes de trabalho. “Estamos distribuindo folders explicativos sobre problemas de segurança do trabalho e atribuições da Cipa”, destacou.

O presidente ressaltou que o acidente zero no governo é fruto da adesão das secretarias nas orientações da Cipa, ao apoio do prefeito e à equipe técnica formada por 28 profissionais que atuam diariamente na prevenção de acidentes na prefeitura e nas firmas contratadas. “É importante mostrar para a comunidade e empresários a preocupação da Cipa com a segurança dos trabalhadores. A prefeitura de Macaé é uma das poucas do Brasil que tem uma Cipa intitulada e atuante com inspeção em ambiente de trabalho”, disse.

De acordo com Rudson, o treinamento e o zelo para a segurança do trabalhador da prefeitura e empreiteiros são fundamentais para o índice zero de acidentes. O vice-presidente da Cipa, Augusto Francisco, salientou que o órgão, ligado à administração municipal direta, foi criado em 1991 com o objetivo de trabalhar a prevenção de acidentes.

- Além da prevenção, zelamos pela saúde do trabalhador, fazemos inspeção nas secretarias para verificar as condições de trabalho, averiguamos se eles estão com equipamentos de proteção individual e examinamos as empreiteiras – comentou, acrescentando a importância da Protection Offshore para a conscientização das empresas, servidores e trabalhadores em geral nas questões de segurança.

A Cipa está inserida no estande da prefeitura de Macaé, no Fórum e Conferência Internacional de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Indústria de Petróleo Offshore. As técnicas Nilda Luíza, Carla Aguiar, Aparecida Machado, Nádia Cabral e o técnico Luiz Marcelo também estão trabalhando na conscientização dos trabalhadores.