logo

Nota Educação sobre ações já implementadas para servidores da educação - 05/06/2024

05/06/2024 20:30:00 - Jornalista: Equipe Secom

A mobilização nesta terça-feira, 04 de junho, atingiu 45% dos mais de 40 mil estudantes

A Prefeitura de Macaé respeita o direito de manifestação dos servidores, endossa que sempre esteve aberta ao diálogo com todas as categorias de servidores e reforça seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação e a busca por melhorias nas condições de trabalho.

Diante do movimento de greve dos profissionais de educação pela segunda semana seguida, a Secretaria de Educação pontua que a mobilização nesta terça-feira, 04 de junho, atingiu 45% dos mais de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino, e destaca algumas ações já implementadas para a categoria nos últimos 3 anos.

O governo concedeu reajuste acima da inflação em todos os anos permitidos por lei após seis anos sem reajuste. Em 2024, por se tratar de ano eleitoral, a legislação permite somente reajuste de acordo com a inflação. Por esse motivo, o índice de reajuste salarial deste ano de 3,69% no mês de revisão previsto por legislação municipal cumpre o limite definido por lei federal que estabelece regras em ano eleitoral.

Além disso, foram concedidos 2 abonos salariais, aumento nos tickets alimentação e refeição e auxílio financeiro tecnológico. Também é importante frisar que o governo vem mantendo com os sindicatos uma mesa permanente de discussão sobre as pautas dos servidores e que também recebeu uma comissão de grevistas.

A Prefeitura destaca que os professores desempenham um papel fundamental na formação da sociedade, reafirma seu compromisso com a qualidade da educação pública em Macaé e continua trabalhando para resolver as demandas dentro da legislação. Tendo em vista os impedimentos legais sobre os pleitos da categoria e a necessidade dos alunos, a Secretaria de Educação se coloca à disposição após a desmobilização da paralisação, para criação de grupo técnico de trabalho para se pensar medidas de curto, médio e longo prazo para valorização dos profissionais de educação.