O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, está nas ruas com o coordenador da Defesa Civil, Luciano Castilhos e o secretário de Limpeza Pública, Célio Chapeta, desde às 5h, acompanhando os impactos das fortes chuvas que atingiram a cidade, cujos pontos críticos foram de 2h às 4h da manhã desta segunda-feira (2).
No Morro de Sant’Anna, uma criança de seis anos morreu soterrada após um deslizamento de terra. O atendimento à família foi realizado pelo prefeito, que esteve com os familiares no início da manhã no Hospital Público de Macaé (HPM). A Defesa Civil está com uma equipe no local e, até o momento, 14 pessoas estão desabrigadas.
Equipes de diferentes setores da prefeitura estão atuando a fim de oferecer maior segurança nos pontos mais atingidos, como também em relação ao trânsito que sofre com o engarrafamento e retenções em diferentes pontos como Linha Verde, Linha Vermelha, Centro, Rodovia Amaral Peixoto, Aroeira, entre outros.
As bombas estão em funcionamento, ampliando a capacidade de escoamento da água e a orientação é para que as pessoas evitem sair de casa, enquanto os níveis continuarem elevados. Em situações de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.
As 72 unidades de saúde estão funcionando normalmente. Algumas estão com o efetivo reduzido, por conta da dificuldade de deslocamento dos funcionários.
As Farmácias Municipais, localizadas à Rua Velho Campos e Télio Barreto estão fechadas, também em razão do alagamento.
As aulas nas 105 unidades de ensino da rede municipal foram suspensas.
Bairros com trechos/ruas com alagamento: