logo

Nova campanha coletará resíduos eletroeletrônicos

16/07/2015 15:56:00 - Jornalista: Comunicação Secretaria de Ambiente

Foto: Bruno Campos

Poderão ser entregues materiais como computadores, impressoras e pilhas

A secretaria de Ambiente dará início a uma nova campanha de conscientização sustentável. Depois da coleta educativa de óleo vegetal, um posto será para instalado na Praça Washington Luís, no Centro, entre os dias 22 e 24 de julho, das 9h às 16h, para recolhimento de resíduos eletroeletrônicos. A ação faz parte do calendário em celebração aos 202 anos do município.

Na praça, a equipe recolherá artigos tecnológicos como computadores e periféricos, celulares, fios, televisores, pilhas e baterias, entre outros, e orientará a população sobre o descarte adequado.

- Essa é segunda grande campanha educacional de coleta seletiva feita pela secretaria de Ambiente, neste mês do aniversário de Macaé. É importante que a população saiba que, assim como o óleo vegetal, os produtos eletrônicos não podem ser descartados de qualquer forma, uma vez que estes produtos têm componentes químicos, como chumbo, mercúrio e o cádmio que são tóxicos e podem contaminar a água e o solo - explica o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.

Todo o material será encaminhado a uma empresa conveniada com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pela destinação correta aos equipamentos que podem ser reciclados, reutilizados ou destruídos.

Materiais que podem ser entregues - Monitores, computadores, impressoras, teclados, mouses, fax, celulares, fios, cabos, placas, televisores, microondas, telefones, controles, pilhas, baterias, CDs, DVDs, disquetes, máquinas fotográficas e aparelhos de som.

Óleo – Na primeira campanha, encerrada nesta semana, foram recolhidos 247,2 litros de óleo vegetal. Os resíduos foram encaminhados a uma cooperativa da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde serão reciclados e utilizados na fabricação de sabão, tinta, detergente, glicerina, dentre outros produtos.