logo

Nova elevatória: prefeitura vai instalar túnel para captar as águas pluviais

01/03/2011 14:22:55 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

As obras começam após o Carnaval, depois de já concluída a demolição de prédio junto à antiga elevatória

Dentro das obras de construção da nova elevatória do programa Água Limpa, a prefeitura de Macaé concluiu a demolição do prédio na Rua Télio Barreto, próximo à antiga elevatória. A demolição foi necessária para complementar as obras de ampliação da drenagem das águas pluviais da bacia de drenagem, que capta as águas que vêm do Canal Fábio Franco em direção ao ponto de deságüe no Rio Macaé.

Logo depois do Carnaval, começaram as obras para a instalação de um túnel com dois metros de diâmetro por 30 metros de comprimento, com emprego da técnica “túnel liner’. De acordo com informações do Consórcio CBPO/Zadar, empresa vencedora da licitação e responsável pela obras do Programa Água Limpa, o túnel, uma couraça de aço subterrânea, classificado como método não destrutível, nem será percebido por quem cruzar a Télio Barreto.

Para sua instalação, serão construídos dois poços, um depois da nova elevatória da Télio Barreto e outro no local onde foi demolido o prédio. Ele vai captar a água da nova elevatória e conduzir essa água direto para o ponto de deságüe no Rio Macaé.

De acordo com informações do engenheiro João Roberto Bestechi, do Consórcio CBPO/Zadar, a instalação deste túnel tem prazo de execução de dois meses. Depois de instalado o túnel e concluídas as obras da nova elevatória, a antiga elevatória da Télio Barreto será recuperada e vai se integrar ao sistema de escoamento das águas pluviais que vêm dos canais situados depois da linha férrea.

Na nova elevatória, já foi concluída a montagem da estrutura da subestação e serão iniciadas as obras de alvenaria. As obras da nova elevatória devem estar concluídas até o final deste semestre.

Com capacidade de bombear 4.500 litros de águas pluviais por segundo e construída para ampliar a vazão da bacia de drenagem, composta pelas águas que são coletadas pelos canais da Avenida Evaldo Costa, Rua Antônio Curvelo Benjamim e Fábio Franco, a nova elevatória da Télio Barreto está incluída na primeira fase do Programa Água Limpa.

Ela está sendo construída em terreno próximo á linha férrea, no final da Rua Tenente-Coronel Amado e de frente para a Rua Télio Barreto. A elevatória vai reforçar o escoamento pluvial da região e trabalhar em conjunto com a antiga, situada do outro lado da pista da Télio Barreto, próxima ao Rio Macaé, e que tem a capacidade de escoar 3.000 litros por segundo. As duas vão totalizar uma vazão de 7.500 litros por segundo, ampliando a vazão pluvial dos canais em direção ao Rio Macaé.

A nova elevatória receberá quatro bombas de sucção com capacidade de escoamento de 1.500 litros por segundo cada. Uma dessas bombas ficará de reserva, para ser acionada em caso de problemas em qualquer uma das três outras bombas de sucção. Ampliando a vazão pluvial das localidades próximas aos canais, vários bairros situados no entorno serão beneficiados, com a captação e o direcionamento das águas pluviais com maior rapidez ao ponto de deságüe.


Fotos Relacionadas