logo

Nova Estação de Tratamento de Água inaugurada na Serra

04/07/2024 19:15:00 - Jornalista: Márcio Siqueira / Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Córrego do Ouro foi inaugurada nesta quinta-feira (4) pelo governo, que amplia os investimentos em serviços de saneamento com foco na qualidade de vida da população da região serrana.

A unidade funciona na Fazenda Vitória, na entrada do distrito, e garante a produção de 60 Litros de água tratada por segundo, atendendo rigorosamente os padrões de qualidade estabelecidos pela portaria GM/MS nº 888/2021.

A inauguração foi realizada pelo prefeito Welberth Rezende, junto ao vice-prefeito Célio Chapeta, o presidente da Câmara, Cesinha, além de demais secretários municipais e vereadores.

“Investimos na modernização dos sistemas da abastecimento da população da Serra com foco na qualidade de vida dos moradores da Serra que passam a ter acesso a água tratada com excelência, a partir da operação de um sistema moderno e eficiente”, afirmou o prefeito.

A unidade opera o sistema com quatro operadores e quatro assistentes, em plantão de 24 horas de trabalho, sempre em dupla. No mês de maio, a equipe participou de uma capacitação específica . Com a nova ETA , o objetivo é levar saúde e qualidade de vida ao distrito.Para isso, a unidade de tratamento, possui tecnologia de ponta e equipamento de última geração, no ramo de purificação de água.

O projeto garantiu a ampliação da capacidade de produção de água em Córrego do Ouro, triplicando a produção de água tratada, de 20 para 60 L/s (litros por segundos) e reformou por completo a unidade de tratamento, que está em operação desde 2008.

Além disso, também foi instalado gerador elétrico com capacidade de operar a unidade de tratamento de água, por 24 horas, sem interrupção, nos casos de falta de energia elétrica. Com o novo sistema, é improvável qualquer risco de desabastecimento de água no distrito.

Dados

A ETA conta com captação de água Bruta, provida de três (03) Bombas Submersíveis, de 20 cv de potência cada, Hidrociclone para retenção de sólidos, Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) provida de duas (02) bombas de 20 cv cada, unidade de aplicação de peróxido de hidrogênio, unidade de microfiltração em aço inox, provida de cartuchos em aço inox, capazes de reter micro sólidos de três micras, medidor de vazão magnético de última geração, além de reservatório metálico apoiado de 150.000 Litros, provido de escada de marinheiro com guarda corpo, medidor de nível flutuante, dreno de fundo para limpeza, escotilhas de acesso.

Já a estação de tratamento de água convencional em chapas metálicas é composta por : medidor de vazão de entrada do tipo Calha Parshall, floculador, decantador lamelar, filtros de areia de quartzo e carvão ativado, reservatório inferior/tanque de contato de 120.000 Litros com chicanas, para desinfecção(cloração) da água, duas salas de controle e acionamento de bombas, climatizadas , três bombas de água tratada de 20 cv cada, duas de linhas de recalque de água tratada, em tudo defofo de 200 mm, reservatório superior em concreto de 200.000 Litros, sala de preparo e dosagem de produtos químicos, sala do operador/laboratório de análises.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Macaé promoveu nos últimos anos obras de ampliação na unidade, triplicando a produção de água tratada, de 20 para 60 L/s e reformou por completo a unidade de tratamento, que está em operação desde 2008.

Além disso, instalou gerador elétrico, capaz de operar a unidade de tratamento de água, por 24 horas, sem interrupção, nos casos de falta de energia elétrica. Desta forma, eliminamos qualquer risco de desabastecimento de água no distrito.


Fotos Relacionadas