logo

Nova etapa de vacinação contra a pólio

05/06/2006 18:05:01 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Crianças menores de cinco anos têm um compromisso inadiável no próximo sábado, dia 10 de junho. É quando acontece a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação cuja meta é vacinar 14 mil crianças nessa faixa etária contra a poliomielite. A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) disponibilizará 16.850 doses contra a Pólio.

O secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo, espera este ano superar novamente a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é vacinar 95% das crianças. No ano passado, a equipe da Saúde aplicou as gotinhas em 13.704 crianças. “Tivemos uma cobertura de 97,3%”, comemora o secretário.

No mesmo dia, serão colocadas à disposição da população as vacinas contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e Hib (tetravalente), sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral). O secretário Fernando Diogo pede aos pais que não esqueçam de levar a caderneta de vacinação aos postos de saúde. “De posse da caderneta será possível atualizá-la”, lembra o secretário.

Ao todo serão 48 postos de saúde e 350 profissionais envolvidos na manutenção da erradicação da poliomielite.

Conheça as vacinas:
Poliomielite – crianças de zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias, na primeira etapa, sem considerar o estado vacinal prévio.

Hepatite B – crianças menores de cinco anos, iniciando ou completando de vacinação.

Difteria, tétano coqueluche e HIB (tetravalente) – crianças menores de um ano, iniciando ou completando o esquema de vacinação.

Sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) – vacina oral contra rotavirus humano crianças exclusivamente na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde, iniciando ou completando esquema de vacinação (caso tenha feito a primeira dose na idade correta)