logo

Nova geração de ginastas presente no Desafio em Macaé

05/09/2006 16:59:42 - Jornalista: Assessoria de imprensa do COB

O Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica, que acontecerá no próximo sábado, dia 9, às 17h, em Macaé, com 28 atletas de Brasil, Cuba e Argentina, será uma valiosa oportunidade para ver de perto a graça e a leveza da nova geração brasileira da modalidade.

Atual bicampeã pan-americana, tendo conquistado a medalha de ouro no conjunto nos Jogos de Winnipeg-99 e Santo Domingo-03, a ginástica rítmica do Brasil passa nos últimos anos por um processo de renovação. Entre os frutos desse trabalho, estão as jovens Ana Paula Ribeiro e Ana Paula Scheffer, ambas de 17 anos, que têm presença confirmada na competição deste fim de semana.

O Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica faz parte do calendário 2006 de eventos preparatórios para o RIO 2007 e terá como cenário o Ginásio Poliesportivo Municipal Mauricio Bittencourt, considerado um dos mais modernos do Brasil.

Para a reformulada equipe verde-amarela, o Desafio servirá como preparação para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, para os quais a seleção brasileira já está classificada. A comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) aproveitará a competição em Macaé para observar as atletas e começar a definir a seleção para o RIO 2007.

"Passamos por uma renovação completa na equipe após os Jogos Pan-americanos de Santo Domingo-03, mas essa geração já está garantida no RIO 2007 e com certeza vai brigar pelo tricampeonato”, comentou a Coordenadora da Ginástica Rítmica da CBG, Marta Schonhorst. “O Desafio é uma ótima oportunidade para lapidarmos nosso time e definir as atletas que disputarão os Jogos no próximo ano", completou Marta.

A paranaense Ana Paula Scheffer conquistou ano passado o vice-campeonato pan-americano adulto com a corda. Na mesma competição, a capixaba Ana Paula Ribeiro ganhou a medalha de ouro, com a fita, e a prata, com a bola. O Brasil participará do Desafio com dez ginastas de conjunto e seis no individual. Além das duas Ana Paula, a equipe brasileira terá, nas provas individuais, Luisa Matsuo, Luana Faro, Karen Piccinin e Yuka Solano.

No conjunto, a delegação brasileira é composta por Nicole Muller, Nickolle Abreu, Marcela Menezes, Luciane Hammes, Larissa Evangelista, Natalia Sanchez, Lais Cardoso, Thalyta Almeida, Tayanne Mantovaneli e Daniela Leite. Depois do bicampeonato dos Jogos Pan-americanos, o conjunto do Brasil faturou ainda o Campeonato Pan-americano, em 2005.

O Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica será disputado na categoria individual e por equipes. No conjunto participarão as equipes de Cuba, Brasil A e Brasil B. No individual, competirão ginastas do Brasil, Argentina e Cuba. As atletas dos três países chegam a Macaé nesta quarta-feira, dia 6, e treinam nos dois dias seguintes. A equipe cubana virá com três ginastas individuais e seis de conjunto, enquanto a Argentina competirá com três atletas, somente no individual.

Foram disponibilizados 1.500 ingressos para o público. Os bilhetes podem ser trocados até a próxima sexta-feira, dia 8, por dois quilos de alimentos não perecíveis no Ginásio Mauricio Bittencourt (Av. Manoel Pereira Carneiro da Silva, s/n°) e no Centro Macaé de Cultura (na Avenida Rui Barbosa 780, Centro), das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Na próxima quinta-feira, dia 7, a Prefeitura de Macaé inaugura o Centro de Excelência de Trampolim Acrobático. A escola será aberta com a realização de uma clínica da modalidade.

O Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica é organizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), com o apoio da Prefeitura de Macaé e da Confederação Brasileira de Ginástica.