logo

Nova Holanda continua sendo beneficiado com obras de infraestrutura urbana

17/06/2010 15:49:33 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

O bairro está recebendo redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto e revisão na rede de água potável

A comunidade de Nova Holanda continua sendo beneficiada pela Prefeitura de Macaé, com obras de infraestrutura urbana. As obras começaram em maio de 2009 e vão trazer aos moradores melhoria da qualidade de vida. A prefeitura vai investir, na totalidade de obras no bairro, R$ 35.444.130,68, com recursos próprios. As obras prevêem redes de drenagem de águas pluviais, rede de esgoto, pavimentação em todas as ruas, revisão na rede de água potável, além de outros benefícios complementares.

A Nova Holanda terá 5 mil e 500 metros quadrados de área pavimentada, 3,6 mil metros de rede de drenagem de águas pluviais e de esgoto. Várias ruas já estão sendo beneficiadas com as obras de infraestrutura, como a Rua 8, que já está pronta, com as redes de drenagem já instaladas e pavimentada com paralelos, com calçadas e meios-fios. A Rua 7 já recebeu as redes de drenagem e está recebendo os meios-fios, calçadas e já foi iniciada a pavimentação.

Na próxima semana, segundo informa a Construsan, empresa vencedora da licitação e responsável pelas obras, que são fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas (Semop), será iniciada a instalação das redes de águas pluviais e de esgoto em parte da Rua Aurélio Cristiano da Silva. Nessa rua também, já foi iniciada a construção de uma elevatória para recolhimento do esgoto.

Continua a construção do tanque de drenagem das águas pluviais em terreno junto ao Ciep Nova Holanda. Por estar localizada em área baixa, a localidade receberá dois tanques de acumulação ou de drenagem das águas pluviais. Além desse junto ao Ciep Nova Holanda, outro tanque ou bacia de acumulação será construído na Rua 1, ao lado do canal. Cada um desses dois tanques terá 10 metros de largura, 30 metros de comprimento e 5 metros de profundidade, com capacidade de absorver 90 mil litros de água para drenar as águas de chuva, facilitando o escoamento do bairro. Para ajudar ainda no escoamento, e evitar o alagamento das ruas em ocasião de chuvas fortes, serão instaladas bombas de sucção.

Outro benefício para o bairro será a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que será construída na Rua 1, às margens do canal que corta o bairro. Essa ETE, com capacidade para atender a 50 mil pessoas, vai recolher e tratar o esgoto da Nova Holanda, da Nova Esperança, Fronteira e Barra de Macaé. Essa será mais uma estação de tratamento de esgoto construída pela administração do prefeito Riverton Mussi, com o objetivo de ampliar o saneamento do município. As obras no bairro Nova Holanda estão incluídas no Programa Águas Limpas, de macrodrenagem e de ampliação do saneamento básico de Macaé.