Moradores da Nova Holanda e integrantes da Escola de Samba Unidos dos Estudantes participaram nesta terça-feira (5) do “Projeto Liecam o ano todo: Cultura, Arte, Saúde, Esporte e Educação”. O evento é promovido pela prefeitura, em parceria com a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) por meio das secretarias de Saúde, Comunicação, Turismo, Esporte e Lazer.
Durante todo o dia, as equipes da Saúde Coletiva, Programa de Homeopatia, Educação em Saúde e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fizeram a distribuição das doses homeopáticas contra a Dengue e Piolho para toda a comunidade e para as crianças acompanhadas dos pais. A Escola de Samba Unidos dos Estudantes, do bairro Visconde de Araújo, realizou mostra de artesanato, feita pela própria Escola.
De acordo com Fabiano Souza Porto, assistente social da Liecam, mais de 700 pessoas participaram do evento durante esta terça-feira, entre elas pais e alunos do Colégio Christos Jean Kousoulas, da Nova Holanda. Conta ainda que toda equipe da organização passou um questionário aos moradores para que eles pudessem sugerir novos projetos.
- Estamos passando um questionário para a população para que eles digam o que estão achando do projeto e para que eles possam também sugerir novos eventos para serem feitos dentro dos bairros. Nosso objetivo é aproximar os cidadãos dos seus direitos, de saúde, esporte, educação e principalmente da cultura.
Na quarta-feira (06) as atividades continuam na comunidade com amostras de fantasias, artesanatos, atividades esportivas, apresentação de capoeira, esquetes de Educação e Saúde sobre piolho e com a distribuição das gotas homeopáticas e de informativos sobre a prevenção da dengue.
Na próxima semana, quinta e sexta-feira, o projeto estará no bairro Campo do Oeste, na Praça Floriano Neves, com a participação da Escola de Samba Unidos da Vila.
O objetivo principal do projeto é ressaltar o trabalho feito durante todo o ano pela Liecam, por meio do presidente José Carlos Antônio (Dica), junto com as Escolas de Samba de Macaé e com o apoio das secretarias municipais, ressaltando que as Escolas também são instituições que prestam serviços à população macaense.