logo

Nova Holanda recebe mutirão Minha Escola Querida

27/01/2012 15:50:18 - Jornalista: Carlos Fernandes

O Ciep Municipalizado Professor. Darcy Ribeiro, no bairro Nova Holanda recebeu o segundo mutirão “Minha Escola Querida” de 2012 nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27). A 16° edição do projeto está sendo realizado dentro da proposta de ocupação social nos bairros Nova Holanda e Malvinas. O objetivo é mobilizar esforços para fortalecer a cidadania e a cultura do pertencimento, através da melhoria do espaço escolar e da integração com estudantes, educadores e a comunidade.

- Devolveremos às comunidades os serviços que são de competência do município oferecer. A Prefeitura passava por algumas limitações de segurança que comprometia o oferecimento correto dessa assistência. Agora, com o apoio da Polícia Militar no processo de pacificação nessas localidades, devolveremos não só a segurança aos bairros, como também melhores serviços de infraestrutura, obras, saneamento e as políticas públicas sociais – disse a prefeita em exercício, Marilena Garcia.

Além do intuito social, os mutirões marcam o compromisso da Prefeitura em dar continuidade às reformas das escolas e à política de aproximação da gestão escolar da comunidade.

- Desde o ano passado, com a criação da subsecretaria de infraestrutura temos dado ênfase na manutenção e reforma das escolas. Sabemos que ainda há o que ser feito, mas temos 105 escolas municipais, o que significam 105 prédios necessitando manutenção constante. A participação da comunidade na escola é extremamente importante para o desenvolvimento da Educação. Podemos perceber claramente que nas escolas em que essa participação é mais intensa, os alunos atingem resultados melhores, explicou o secretário de Educação, Guto Garcia.

Durante as ações do “Minha Escola Querida” no Ciep Darcy Ribeiro foram realizados reformas, reparos elétricos, corte da grama, poda de árvores, dedetização, desratização, reparos no telhado. "Também iremos remontar o parquinho da escola", informou o subsecretário de infraestrutura, Marcelo Mussi. O Departamento de Saúde Coletiva também distribuiu o complexo homeopático para controle dos sintomas da dengue e fez uma campanha de conscientização da população sobre os riscos da doença. Foram realizadas ainda apresentações culturais com o Art Luz e da Cia. Intensa Luz.

- Tudo que está sendo realizado é muito importante em vários aspectos, tanto educacional, quanto social e administrativo. E não só pelo “Minha Escola Querida”, mas por todas as ações do governo municipal que estão acontecendo no bairro. Isso traz consigo resgate da cidadania da população, faz com que a escola se alie e esteja diretamente ligada a comunidade, além de ajudar a melhorar a infraestrutura do bairro e da escola. Todas estas ações vão trazer muitos benefícios para toda Nova Holanda – afirmou o diretor do Ciep Darcy Ribeiro, Pueblo Peçanha.

Além do poder público e da cidadania empresarial, o mutirão também envolve o voluntariado. Hoje são 1.482 voluntários cadastrados pelo “Minha Escola Querida”. Entre eles Maria Regina Figueiredo, que junto com a sua mãe de 90 anos ensina a técnica da Ikebana, que é a arte japonesa de arranjos florais: “Deixo tudo e venho preocupada em fazer a minha parte para atender a necessidade do outro. Considero este trabalho de um altruísmo imenso”, pontuou.

Para quem é morador do bairro, a ação do “Minha Escola Querida” vai muito além do embelezamento do Ciep Darcy Ribeiro: “Trata-se de uma ação excelente e para a população do bairro é uma vitória muito grande. Espero que continue assim”, falou o morador da Nova Holanda, Júlio Alamor.

De acordo com a programação, após o Darcy Ribeiro, o “Minha Escola Querida” acontecerá no Colégio Municipal Eraldo Mussi, nas Malvinas, nos dias próximos dias 2 e 3.