logo

Nova Vida capacita adolescentes para o mercado de trabalho

02/04/2012 14:32:11 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Kaná Manhães

A parceria público-privada oferece aos jovens os cursos de Introdução à Informática, Marketing Pessoal, Internet e Como conquistar um emprego

Vinte adolescentes do Programa Nova Vida, executado pela Prefeitura de Macaé através da secretaria de Desenvolvimento Social, iniciaram nesta sexta-feira (30) as aulas do primeiro módulo de capacitação oferecido pela empresa Eurodata.
A parceria público-privada que oferece aos jovens os cursos de Introdução à Informática, Marketing Pessoal, Internet e Como conquistar um emprego foi realizada por meio de cooperação mútua. Pela parceria, o grupo empresarial consolidado em Macaé com o mote "Educação para o mercado de trabalho", irá treinar e preparar os estagiários para o mercado de trabalho todas as sextas-feiras, das 14h às 16h.

A coordenadora do Programa Nova Vida, Marília Bastos, relata como nasceu a sociedade.
– Buscamos o apoio da empresa para beneficiar os adolescentes que fazem o estágio educativo através do Programa Nova Vida. Após uma receptividade positiva fechamos a parceria numa reunião com o objetivo de complementar os conhecimentos deles e habilitá-los para o mercado de trabalho. A empresa se prontificou em colaborar com o que tem de melhor – o aprimoramento profissional, através de cursos especializados. Com a parceria, a Eurodata mostra sua responsabilidade social e empresarial, servindo de exemplo para que outras firmas instaladas em nosso município também vejam que o crescimento da cidade requer mão de obra qualificada - disse.

Inclusão social - Durante a aula inaugural, o gestor administrativo e coordenador de orientação profissional da Eurodata, Jansen Rodrigues, assegurou tratar-se de igualdade de direitos. “Nosso grupo se firmou em Macaé há quase dois anos com o propósito de qualificar a mão de obra local, e dessa forma não poderia fugir à responsabilidade de incluir estes jovens e capacitá-los para o mercado de trabalho”.

Para Talys Martins (15), estagiário do Programa Nova Vida no Forte Marechal Hermes, desde o ano passado, a oportunidade de fazer cursos que irão qualificá-lo é muito importante. “Acho muito legal fazer um curso desses que podem me garantir um emprego seguro no futuro. Sou grato ao Programa, pois desde que comecei a estagiar tenho ajudado minha família na conta de luz e posso até comprar uma roupa. Às vezes economizo para poder ir à praia ou a uma festinha funk”, contou.

Nova Vida – O Programa Nova Vida foi criado pela Lei 2.606/05 para beneficiar 500 jovens de 14 a 17 anos e 11 meses de idade, residentes em Macaé e oriundos de famílias em risco social, visando sua integração em atividades de estágio educativo. Sua meta é a formação e incentivo à profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho formal, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento conforme preconiza o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Durante o tempo em que permanece no programa, o adolescente recebe meio salário mínimo através de bolsa estágio.

Atualmente, o programa conta com 400 adolescentes. Desses, mais de 80 foram encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e outros órgãos municipais. Para completar o número de assistidos, a Secretaria de Desenvolvimento Social, mantenedora do programa Nova Vida, vai abrir inscrições para a inserção de mais adolescentes, no período de 9 a 13 de abril.