Nova Vida: novos integrantes participam de treinamento

14/05/2024 18:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Jeferson Rezende

A atividade aconteceu no Paço Municipal

Um total de 27 novos integrantes do programa Nova Vida participaram, nesta terça-feira (14), do treinamento para atuação nas secretarias municipais e órgãos públicos. A programação realizada no Paço Municipal também foi marcada pelas boas vindas aos jovens. Na ocasião, a equipe técnica repassou orientações e detalhes sobre o regimento. O programa continuará com parcerias que visam à qualificação e orientações sobre estudo e qualidade de vida.

Com a chegada dos participantes, o "Nova Vida" totaliza 218 participantes. Conforme calendário específico, o programa segue com cursos como "Noções Básicas Administrativas", em parceria com a Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional; "Básico em Inglês", por meio do Centro Municipal de Idiomas: e "Orientação vocacional", através da parceria com a Universidade Estácio de Sá.

O programa conta com profissionais como pedagogo, assistente social e psicólogo. O programa também engloba visitas domiciliares, treinamento, acompanhamento pedagógico, psicológico e social e avaliação do desempenho laboral.

Durante a programação, o coordenador do programa Nova Vida, Douglas Fontes, destacou as principais recomendações que, segundo ele, não podem ser esquecidas. "Comprometimento nos estudos e nas atividades do programa são essenciais. Contamos com a colaboração dos familiares. Todos os integrantes não podem esquecer que as regras devem ser cumpridas, pois queremos contribuir com a vida dos integrantes da melhor forma", ressaltou.

O encontro desta terça-feira destacou, segundo Fontes, questões apontadas como relevantes. "A proposta é que eles saibam se comportar no atendimento ao público e junto aos órgãos municipais. Outras orientações são: ter zelo com uniforme, assiduidade, pontualidade, asseio, participação, interesse e cordialidade. A questão do acesso ao celular no horário das atividades também deve ter muita atenção", pontuou.

Durante o treinamento alguns integrantes e familiares elogiaram a participação no programa. Entre eles estavam Gustavo Pedro e a mãe Elaine Oliveira. "Moramos em Córrego do Ouro. Estávamos torcendo para esta convocação. Estamos animados com o programa. Agora só falta o irmão gêmeo dele, que também participou do processo seletivo, ser chamado também", comentou a mãe.

Programa

Os participantes são jovens de 14 a 17 anos de idade, moradores do município, oriundos de famílias de baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. A administração municipal considera que a "Nova Vida" e a "Guarda Mirim" são programas sociais que oportunizam aos jovens a integração nas atividades educacionais nos termos da Lei Municipal nº 2.606/2005, em atendimento às demandas apresentadas pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e de Ordem Pública.


Fotos Relacionadas