logo

Novas autonomias de táxi serão entregues nesta quinta-feira

30/09/2015 16:59:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Equipe Secom

Novos 68 licitantes vencedores prestarão serviço na modalidade de táxi na cidade

Após a assinatura dos termos de permissão expedidos pelo município, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, fará a entrega das novas autonomias aos 68 licitantes vencedores que prestarão serviço na modalidade de táxi na cidade. Os documentos serão entregues em cerimônia que acontece nesta quinta-feira (1º de outubro), às 18h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Com isso, 66 veículos convencionais e outros dois adaptados para pessoas com deficiência se juntarão aos 109 táxis que circulam atualmente, atendendo com mais eficiência a demanda do município.

O secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, afirma que, além de conferir melhor eficiência na prestação de um serviço público essencial, a liberação das novas autonomias se torna um marco, pelo pioneirismo, arrojo e lisura como o processo está sendo conduzido.

- Macaé passa a ser referência na transparência da concessão de permissões de táxis. O aumento da frota atual permite que os usuários usufruam de um serviço de maior qualidade. Além disso, os táxis são modais importantes de transporte público e ajudam à mobilidade na cidade, já que assim menos carros circulam e estacionam nas vias – disse.

Próximas etapas - Após a assinatura dos termos de permissão e a entrega das autonomias, os novos permissionários ainda cumprirão outras etapas, como a solicitação de suas inscrições no setor de Transporte da Mobilidade Urbana, com a apresentação dos documentos para realização do cadastro e vistoria dos veículos a serem inscritos. Por último, estes veículos terão as cores padronizadas e a instalação dos taxímetros responsáveis pela cobrança das tarifas pela utilização do serviço também terá que ser realizada.

Após todos os procedimentos necessários, os novos permissionários terão direito de explorar o serviço por cinco anos (60 meses), renováveis por igual período, desde que estejam física e mentalmente aptos ao trabalho. Eles estarão divididos em 15 pontos: HPM (Hospital Público Municipal) / Fórum; Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho; Lagomar / Engenho da Praia / Cabiúnas; Centro de Convivência do Idoso, na Ajuda; Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na Barra; Parque Aeroporto; Praça Igreja Santo Antônio, no Visconde; Unidade de Atendimento de Especialidades/ Barracão, no Miramar; Cidade Universitária / Shopping, na Granja dos Cavaleiros; Praça 29 de Julho, no Novo Cavaleiros; Faculdade Estácio de Sá, no Novo Cavaleiros; Orla da Praia Campista; Orla dos Cavaleiros; Orla da Praia Do Pecado; Bairro da Glória; Mirante da Lagoa; e Imboassica / Parque de Tubos.

Aprovação – O aumento na frota de táxis da cidade também fomenta parcela importante da economia, gerando novos postos de emprego e receita. Além disso, permite que Macaé, que é uma cidade referência na exploração e produção de petróleo, tenha capacidade de atender, não só aqueles que vivem, mas também os que circulam no município diariamente.

- Minha nota para a forma como o processo foi conduzido não é dez e nem cem. É mil. Fomos muito bem atendidos, fomos ouvidos e o processo transcorreu com honestidade. Será uma melhoria significativa para a renda da minha família e a população sairá ganhando também, pois terá mais opções – avalia José Ramos da Silva, um dos licitantes vencedores.


Fotos Relacionadas