A secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre), o Serviço Social de Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) realizam na próxima terça-feira (25), um encontro com empresários do setor de transporte de passageiros e de carga. O evento acontecerá às 15h, no auditório da Incubadora de Cooperativas e aberto ao público.
Dentro do encontro está programado uma palestra sobre as novas normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e seu reflexo na cadeia produtiva de petróleo. A palestra vai ser ministrada pelo coordenador de desenvolvimento profissional do Sest/Senat, João Carlos Roberto Campanelli.
A proposta é apresentar as mudanças promovidas pela Resolução 168/04 do Contran, com ênfase nos cursos especializados de transporte, explica Cláudio Bogado, secretário de Trabalho e Renda.
Segundo Campanelli, o transporte vem assumindo uma função cada vez mais vital para a sociedade e a economia moderna, seja de passageiros ou de cargas. Ele ressalta a importância de lançar um olhar sobre as novas regras que regem o setor, em especial a Resolução 168/04 que fala sobre normas e procedimentos para a formação de condutas.
Deste encontro sairão propostas para cursos de condutor de cargas perigosas e para condutor de coletivo (passageiro) que atendam a resolução. O curso de cargas perigosas, além de ser uma exigência do segmento offshore, é o responsável pela criação de 90% das vagas no mercado de trabalho.