Novembro Azul conta com ações do Consultório de Rua

26/11/2022 17:04:00 - Jornalista: Joice Trindade

O programa Consultório de Rua está com ações voltadas para a campanha Novembro Azul. O objetivo é levar conscientização junto aos que se encontram em vulnerabilidade social (situação de rua, em condição de rua) a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante este mês, a equipe do programa segue com palestras, rodas de conversa, diálogos com reflexões e entrega de informativos.

Nesta semana, a programação foi realizada na sede da Pousada da Cidadania com os usuários do espaço. A próxima ação está prevista para esta segunda-feira (28),no Centro Pop, no turno da manhã. Durante a programação, o coordenador Victor Tavares destaca a importância do autocuidado.

Vale lembrar, que o “Novembro Azul” visa conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. “Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente”, ressalta Victor.
Campanha - Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

Além disso, o Consultório de Rua realiza visitas em assentamentos com ações como orientações sobre pré-natal e cuidados da saúde da mulher e do homem, promoção de cuidado na saúde mental, boas práticas de higiene odontológica, acompanhamento de hipertensão e diabetes e atualização do Cadastro Único e Bolsa Família.

As pessoas em situação de vulnerabilidade também recebem atendimento médico (clínico geral), às segundas e quintas e odontológico (terças) no Pronto de Socorro Municipal da Imbetiba. Não é necessário encaminhamento médico . A unidade funciona na Rua Américo Peixoto, 310 , Imbetiba. Os serviços de odontologia são realizados na sala específica, através da parceria com a Coordenadoria Especial de Odontologia da Prefeitura de Macaé.