Novembro Azul: Praça Washington Luiz testagem de PSA

Nov 21, 2023 12:06:00 PM - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Atividade foi realizada na manhã desta terça-feira (21)

Visando alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Média e Alta Complexidade, vem realizando uma série de ações pelo Novembro Azul. Nesta terça-feira (21), as atividades se concentraram na Praça Washington Luiz, com a realização da Testagem de Antígeno Prostático Específico (PSA), em homens acima de 45 anos. Na quarta-feira (22), a testagem acontece no estacionamento do Hospital da Serra, de 9h às 12h.

Quem aproveitou o serviço foi Vivaldo Oliveira Souza, 50 anos. Acompanhado da esposa, Renata Oliveira, ele elogiou a iniciativa da prefeitura em colocar a testagem num lugar acessível.


"Estou fazendo o teste pela primeira vez, é muito rápido e simples, apenas uma gota de sangue. O resultado saiu em poucos minutos", disse.



Renata contou que sempre cobra do marido que cuide da saúde.


"Já temos histórico de câncer na família e a prevenção é fundamental", contou.



A coordenadora dos laboratórios de análises clínicas da rede municipal de saúde, Keity Nocchi, explicou que a iniciativa tem como objetivo fazer um rastreio do câncer de próstata na população masculina acima de 45 anos.


"Estamos tendo uma boa adesão da população, mas é fundamental que os homens se conscientizem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para um bom resultado no tratamento", frisou.



Encerrando as atividades do Novembro Azul, no dia 28, às 10h, o Hospital Público Municipal (HPM) promoverá uma palestra e café da manhã dedicados aos servidores. A ação tem como objetivo não apenas disseminar informações sobre a prevenção do câncer de próstata, mas também criar um espaço de diálogo e conscientização entre os profissionais de saúde.

A campanha Novembro Azul em Macaé reforça que a prevenção é a chave para a saúde masculina. Ao participar ativamente das atividades propostas, a comunidade local não apenas se beneficia individualmente, mas contribui para a construção de uma cultura de cuidado e prevenção que pode salvar vidas.


Fotos Relacionadas