logo

Novidades científicas e tecnológicas estão presentes na Femacti

16/10/2007 13:56:46 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Os interessados em descobrir e aprender novidades científicas e tecnológicas, criadas ou estudadas por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os de Ensino Médio de instituições de ensino federal, estadual, municipal e particular de Macaé terão, nesta quarta (17) e quinta-feira (18), a oportunidade de conhecer a criatividade dos estudantes macaenses.

É que nesses dias, o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) será palco da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti-2007). No primeiro dia, o evento tem início às 10h (solenidade de abertura) e término às 17h, e na quinta, começa às 9h e vai até 16h, períodos para visitação das pessoas, quando, no final, haverá a cerimônia de premiação

Temas diversos como máquina fotográfica, placa bioenergética, energia solar, balneabilidade da Imbetiba, biomassa planctônica, glicerina: matéria ou energia?, fermentação biológica e aquecimento global são algumas das centenas de explanações que os alunos oferecerão à comunidade que marcar presença no evento.

Segundo o assessor da prefeitura, Marcelo Machado, que junto com a professora Martinha Pimentel (Educação), organiza a feira, a meta estabelecida foi superada, uma vez que a área para os expositores foi ampliada. Serão mais de 200 estandes no local.

Um ônibus da Saúde Bucal fará aplicação de flúor nos alunos presentes ao evento. A equipe de prevenção atuará, com apoio de palestrantes sobre técnicas de escovação. Serão 20 funcionários trabalhando, entre dentistas (que vão orientar o público alvo), atendentes de consultórios odontológicos, técnicos de higiene dentária, além das supervisoras do Expresso Saúde (Lenise Lima) e de Prevenção (Camila Gonçalves).

Estão trabalhando na condução da feira as secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Sustentável e Ciência e Tecnologia. A Petrobras, o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e as empresas Sampling Planejamento e Jevin apóiam o acontecimento.

Haverá paralelamente às apresentações dos alunos, workshops e cinemateca. Os workshops – que acontecerão no auditório do Macaé Centro - consistem em palestras sobre diversos temas a respeito de ciência e tecnologia. Na quarta-feira (17), às 14h, a professora de Química do Cefet/Uned-Macaé, Margarida Castelló, falará sobre Fábrica de Biodíesel. Às 15h30, será a vez da professora do Cederj (ensino à distância), Cláudia Caixeta, referir-se à Bioinvasão.

Na manhã de quinta-feira (18), às 9h, o profissional da secretaria de Meio Ambiente, Guilherme Sardemberg, aborda conhecimentos sobre a Lagoa de Imboassica, enquanto que a bióloga do mesmo órgão público municipal, Érica Steagall, ministra palestra sobre Unidade de Conservação, como, por exemplo, o Parque Atalaia, a Área de Proteção Ambiental do Sana (APA/Sana) e o Parque Nacional de Jurubatiba.

Os workshops estão sendo devidamente organizados pela professora Martinha Pimentel. Já a cinemateca vai mostrar documentários sobre a vida do pai da Aviação, Santos Dumont; a história da Petrobras (empresa estratégica para o desenvolvimento brasileiro). Além disso, haverá documentário sobre o Planeta Terra.

Ainda haverá no espaço, condições para divulgação de assuntos de interesse dos alunos, tais como DST-Aids, Fundo Anti-Drogas, Saúde Bucal, Guarda Mirim, Consciência no Trânsito, entidade de ensino técnico (Senai) e entidades de ensino Superior (Lenep, Femass) entre outros, de forma a que os alunos expositores e participantes tenham conhecimento dos temas referidos.